Alunos participam de projeto de valorização do profissional negro

Os alunos dos 1º anos da EMEF Novo Horizonte, na Serra, participam de roda de conversa sobre o futuro e a realização profissional no contexto do negro no Brasil.

Alunos participam de projeto de valorização do profissional negro


Texto: Jéssica Romanha

Os alunos dos 1º anos da EMEF Novo Horizonte, na Serra, participam de roda de conversa sobre o futuro e a realização profissional no contexto do negro no Brasil. O projeto “Profissonhos” busca trazer bons exemplos reais e incentivar as crianças (de 6 e 7 anos) a realizarem seus sonhos profissionais, independentemente das adversidades vivenciadas.

 

A professora Taciana Magalhães explica que o desemprego e o subemprego são uma realidade para a maioria dos pais negros dos alunos, e isso tem gerado uma falta de perspectiva nos pequenos quanto ao futuro.

“Percebemos que as crianças não têm muitas perspectivas quanto ao futuro, por isso começamos esse projeto trazendo profissionais negros para conversarem com elas, e mostrando exemplos de outros que encontramos na internet. Além disso, estamos estimulando os alunos por meio de perguntas sobre os seus sonhos para o futuro”, contou.

Na última quinta-feira, dia 23, o jornalista e assessor de comunicação Marcos Sacramento foi até a Emef para bater um papo com a criançada.  “Acho que como cidadão tenho a responsabilidade de construir uma sociedade melhor, mais justa. E falar com aquelas crianças a respeito da minha profissão e dizer a elas que por meio do estudo, podem ser o que elas quiserem, foi muito gratificante. Espero fazer isso mais vezes”, disse.