Mulheres perdem 121 quilos juntas com desafio de exercícios em casa e ao ar livre

Criado em 2002, o Proef realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Cento e vinte um. Essa é a quantidade de quilos que um grupo de mulheres perdeu no desafio de exercícios gratuitos proposto pelo professor do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) da Serra Wagner Scardua Inocêncio.

Alessandra de Souza Oliveira Alves, 38 anos; Crisiane Olímpio de Oliveira, 39; e Márcia Mendes Porto, 53, fazem parte do grupo de 11 mulheres do bairro Pitanga que aceitou o desafio de fazer exercícios ao ar livre e em casa e melhorar a alimentação, com orientação de Wagner.

Elas fizeram uma espécie de pacto com o professor: participar de todas as palestras e praticar exercícios físicos até em casa, sem burlar as regras. Junto a Wagner, elas criaram o grupo Emagrecimento Saudável.

Alessandra perdeu 34 quilos. Com muita determinação, há dois anos ela resolveu mudar de vida. “O grupo foi formado com pessoas que têm interesse em mudar de vida e têm comprometimento para realizar essa mudança, não é brincadeira. Antes, eu só pensava em comer e dormir, mas, ao ver o resultado a cada dia, me sinto mais animada”, conta a dona de casa, que está grávida de 8 meses.

O professor Wagner faz marcação cerrada. “Elas não podem faltar às palestras, são muito importantes. São temas motivacionais, dicas sobre alimentação, entre outros assuntos. Acompanho o grupo e dou dicas sobre exercícios ao ar livre e para fazer em casa, mas elas precisam estar comprometidas”, afirmou.

Crisiane perdeu 10 quilos em sete meses. “É preciso ter força de vontade. A gente vê muita dica errada na internet, mas com essa orientação profissional de perto é mais seguro emagrecer. O caso da Alessandra é uma motivação para todas, pois ela conseguiu tudo com boa alimentação e exercício físico”, comentou.

Márcia perdeu 17 quilos. “Entrei no grupo em junho de 2018 com 94 quilos, e daí em diante passei a cumprir os desafios do professor Wagner. Meu peso foi reduzindo até que cheguei agora, em junho, aos 77 quilos”, disse.

Proef

Criado em 2002, o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. São mais de 4 mil alunos e uma média de 22 mil atendimentos semanais.

Entre suas atividades estão: aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbio (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, entre outros; palestras, seminário de estudos; atendimentos individuais com avaliação física, controle de pressão arterial, glicemia e visita domiciliar; e promoção social, visitas técnicas e passeios em grupo.