Antigo ponto viciado de entulho vira jardim em São Marcos II

O antigo ponto viciado de entulho, na rua Aracajú, existia há mais de 20 anos. Na última limpeza, realizada pela Secretaria de Serviços da Serra, no dia 05 de outubro, foram retiradas cerca de 60 toneladas de entulho

Antigo ponto viciado de entulho vira jardim em São Marcos II


Texto: Eduardo Candeias

O que antes era um ponto viciado de entulho em São Marcos II, agora está sendo transformado em um belo jardim. Com o apoio da Prefeitura da Serra, os alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) São Marcos e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Meninos com Jesus se uniram para acabar com o ponto, que ficava localizado na rua Aracajú. 

A ação da Associação de Moradores do Bairro São Marcos II aconteceu em parceria com as Secretarias de Educação (Sedu); Serviços (Sese) e Meio Ambiente (Semma), que fez o estudo de viabilidade no local e forneceu as mudas junto ao Horto Municipal da Serra.

De acordo com o secretário adjunto da Semma, Ronaldo Freire, o plantio foi um pedido da comunidade. "Eles estão empenhados em acabar com o lixão no bairro. Nós fizemos o estudo e disponibilizamos as mudas. A ideia é envolver a comunidade para que eles mesmos plantem e cuidem do jardim", explicou.

Hortas e Jardins Sustentáveis

Para reocupar os espaços que funcionavam como pontos viciados, a campanha Serra Limpa é Serra Linda, por meio do projeto Hortas e Jardins Sustentáveis, incentiva moradores a se mobilizarem para transformar os locais que antes eram abandonados, cheios de sujeira e mau cheiro em jardins e hortas.

O antigo ponto viciado de descarte irregular de entulho, localizado na rua Aracajú, existia há mais de 20 anos. Na última limpeza neste ponto, realizada pela Secretaria de Serviços da Serra (Sese) no dia 05 de outubro, foram retiradas cerca de 60 toneladas de entulho do local.

De acordo com o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida, é importante que comunidade esteja sempre denunciando o descarte irregular de entulho, que é prejudicial para toda a população. 

“Temo um número de WhatsApp (99976-2595) para receber fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades, intensificamos a fiscalização e as notificações e multas, criamos leis específicas para regularizar o despejo e destinação de entulho, entre outras coisas” afirmou.