Atendimentos do Suporte da TI quase quadruplicam

Texto: por Dayane Freitas

Os atendimentos do Suporte na área de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura da Serra registraram aumento expressivo em um ano, quase quadruplicando. Enquanto em janeiro de 2017 foram abertos 272 chamados por funcionários da prefeitura à área de TI, em janeiro deste ano o número subiu para 913 atendimentos, segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), pasta à qual a área é ligada.

Isso se deve à implementação da abertura de chamados exclusivamente por meio do canal de Suporte (http://suporte.serra.es.gov.br/), segundo a titular da Seplae, Patrícia Lempê.

Ela lembra que todos os pedidos dos servidores da prefeitura na área de informática devem ser feitos unicamente por este canal. ?Com isso, conseguimos acompanhar o que é realizado e a produtividade dos técnicos, por meio de relatórios. Os usuários, por sua vez, também acompanham e podem até classificar o atendimento.?

Por dia, a média é de 38 chamados. Os mais comuns são relacionados a acesso à internet; e-mail e estação de trabalho. Pelos relatórios, o setor de TI acompanha qual secretaria mais solicitou os serviços e quais técnicos mais atuaram.

Os profissionais da TI da prefeitura só fazem o atendimento presencialmente após a realização do chamado pelo Suporte. ?Quando o técnico vai a um setor, atende apenas o chamado para o qual foi designado, não é autorizado a realizar outras tarefas não solicitadas por meio do Suporte, até porque ele tem um tempo para realizar esse atendimento?, esclarece Patrícia.

E também não adianta ir pessoalmente à Seplae. ?O funcionário será orientado a abrir o chamado para ser atendido?, frisou a secretária.

Em 2017, o Suporte da TI atendeu 8.237 chamados. Já de janeiro de 2017 a janeiro deste ano, os atendimentos somam 9.150.