Atividades físicas, artesanato e informática de graça para idosos

Os praticantes dizem que a disposição é garantida

Atividades físicas, artesanato e informática de graça para idosos


Texto: Djeisan Maria - Foto: Jansen Lube

Aos 71 anos, Magali Scardua participa das atividades do Centro de Convivência do Idoso de Serra-Sede, de segunda à sexta-feira. Ela faz alongamento, dança, pilates, música e também participa das palestras do grupo de apoio.

O segredo de tanta disposição, segundo ela, é justamente as atividades que pratica há 20 anos e que não deixam o seu dia a dia cair na rotina “Por conta de um problema na visão, não posso mais ler nem costurar, coisas de  que gostava muito. Então, aproveito o que o Centro oferece e me sinto muito disposta e feliz”.

Para os idosos que quiserem seguir o exemplo, garantindo a disposição de Magali, há mais de 300 vagas em diversas modalidades esportivas como ginástica, vôlei adaptado, pilates, hidroginástica, além de atividades como teatro, grupos de convivência, informática, artesanato, entre outras.

As vagas estão disponíveis em Serra-Sede, Nova Almeida, Porto Canoa, Barcelona e Hélio Ferraz. Para participar, basta ter mais de 60 anos e fazer a inscrição em um desses locais. É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de residência e, no caso do exercício físico, laudo médico.

Dados do IBGE apontam que o Espírito Santo é o segundo estado brasileiro com maior expectativa de vida, que gira em torno de 80 anos.  Segundo especialistas, um dos segredos para viver todo esse tempo com qualidade é a prática de exercícios físicos regulares e atividades que não deixem o cérebro se acomodar.

 

Serviço

Centros de Convivência

- Serra-Sede: Rua Maestro Manoel Xavier, s/nº 

- Nova Almeida: Rua Capitão Bley, 874 

- Porto Canoa: Rua do Pica Pau, s/n

- Barcelona: Avenida Região Sudeste, 605

- Hélio Ferraz: Rua Rio Negro, s/nº