Atletas olímpicas ensinam vôlei e basquete para crianças da Serra

A Caravana do Esporte e das Artes marca presença no bairro Planalto Serrano com muita programação para crianças, professores e comunidade até amanhã (10)

Atletas olímpicas ensinam vôlei e basquete para crianças da Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jéssica Romanha

Crianças e adolescentes da Serra têm a oportunidade de brincar e aprender com feras do esporte. Isso por que as medalhistas olímpicas Ana Moser, do vôlei, e Helen Luz, do basquete, marcaram presença na manhã desta quarta-feira, dia 9, em Planalto Serrano na Caravana do Esporte e das Artes.

O Prefeito da Serra, Audifax Barcelos, também esteve presente e interagiu com as crianças, os apoiadores e a comunidade. “Com certeza, tudo o que está acontecendo nessa grande programação será lembrado para sempre por nossas crianças. A música e o esporte são muito importantes para o crescimento dessa geração”, disse.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Márcia Lamas, também lembrou que projetos como esses são 100% apoiados pela Prefeitura da Serra, que se dedica a propagar valores humanos e a educação de qualidade e inclusiva. “Estamos felizes em receber essa megaestrutura que incentiva a compreensão e o reconhecimento do esporte, da educação e da identidade cultural local. A Caravana do Esporte e das Artes vai deixar um legado”, afirmou.

Já a campeã mundial de basquete, em 1994, e medalhista olímpica em Sydney, no ano 2000, Helen Luz afirmou que a escola “deve valorizar o movimento por meio do esporte e também da arte”.

A atleta interagiu com as crianças durante toda a manhã desta quarta-feira e demonstrou muita empolgação. “Pude participar de brincadeiras que lembram a infância e trazem à tona a importância da cooperação e integração das pessoas. É incrível participar desse projeto aqui na Serra. Vim trazer a minha experiência, mas estou levando muito mais do que imaginava”, concluiu.

Ana Moser, medalhista olímpica do vôlei, e presidente do Instituto Esporte & Educação, explica que o objetivo das ações das Caravanas é “multiplicar as metodologias ativas para ensino de jogos na educação”.

Ana destacou que o projeto está formando uma grande rede com professores, coordenadores e jovens que aprendem sobre o esporte na educação e o propagam.

Veja a programação do evento

9/8 – 4ª feira

14 às 17 horas – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental, na Arena Caravana.
14 às 17h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 2)
14 às 17h30 – Formação de professores: Viva com Arte (Turma 2)
14 às 17 horas – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão
20 horas  – Sarau: Show da Caravana gratuito e aberto à comunidade

10/8 – 5ª feira

8 às 11 horas – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com  os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
8 às 11h30 – Formação de  professores: Esporte Educacional (Turma 1)
8 às 11h30 - Formação de professores:  Viva com Arte (Turma 1)
8 às 11 horas  – Oficina  Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão
9 às 12 horas Mostra Saberes da Terra: exposição de artesanato local e roda de conversa sobre “Mulheres artesãs e empreendedorismo feminino” (programação gratuita e aberta à comunidade)
14 às 17 horas – Atividades esportivas e artísticas e Cinema Disney Caravana com os personagens Mickey e Pateta, para alunos do ensino fundamental
14 às 17h30 – Formação de professores: Esporte Educacional (Turma 2)
14 às 17h30 – Formação de professores: Viva com Arte (Turma 2)
14 às 17 horas – Oficina Jovens Autores: com a contadora de histórias Alexandra Pericão
17h30Cerimônia de diplomação dos professores e jovens das formações.
19h30 Cinema Caravanagratuito e aberto à comunidade

Serviço:

*Arena Caravana: situada no campo de futebol da avenida Cachoeiro, s/n, Bairro Planalto Serrano/Bloco A

*Espaço das formações de professores: EMEF Ismênio de Almeida Vidigal, ao lado da Arena Caravana, situada na avenida Cachoeiro, 1, Planalto Serrano

*Espaço da Oficina Jovens Autores: EMEF João Paulo II, situada na Rua Jerônimo Monteiro, 260, Jardim Carapina