Banda Estrela dos Artistas completa 50 anos com festa na Praça da Igreja Matriz

Para comemorar os 50 anos da Banda Estrela dos Artistas, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) vai realizar na Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede, festa com bandas de música e bandas marciais

Banda Estrela dos Artistas completa 50 anos com festa na Praça da Igreja Matriz


Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Meio século de muita música e história pra contar. No próximo dia 1° de julho, a Banda Estrela dos Artistas completa 50 anos de existência. E para homenagear os músicos, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) vai realizar na Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede, festa com bandas de música e bandas marciais.

Previsto para começar às 9h30, o evento terá apresentações das bandas da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Escola Aprendizes de Marinheiro, do 38° Batalhão de Infantaria, das bandas marciais das escolas Manoel Carlos de Miranda e Graciliano Ramos, bem como a Banda Júnior da PMES.

A banda homenageada também vai subir ao palco, claro. O maestro da Banda Estrela dos Artistas, Cláudio Luiz Antunes, o Cacau, adiantou que o repertório será variado. "Não vou contar o repertório, mas vai ter sucessos nacionais e internacionais que embalaram os anos 1970. Vai ter muita MPB, além de clássicos de bandas como ABBA, Bee Gees, Roupa Nova, do Zé Ramalho, entre outros. Vai ser um passeio no tempo", contou.

Atualmente, a Banda conta com 45 integrantes, com idades que vão de 13 até 65 anos. De acordo com o maestro, os integrantes mais antigos são Odilomar Marques do Nascimento e Valter Miranda. "Eles são os únicos fundadores que estão na banda", disse.

A Banda Estrela dos Artistas começou em 1967 com o maestro e artista Antísthenes Loureiro. O nome “Estrela dos Artistas” nasceu da junção dos nomes de duas extintas bandas: “Recreio dos Artistas” e “Lira Estrela do Norte”.  

Desde o início, nos idos 1967, o foco da Banda é formação musical de novos músicos, por meio de aulas gratuitas. Todos os anos no mês de março, são abertas inscrições para os interessados em aprender música. Os inscritos são divididos em 3 categorias: 8 a 11 anos; 12 a 15 anos e adultos. Os ensaios acontecem aos sábados das 9h30 ao meio-dia. A partir da desenvoltura de cada músico, eles passam a integrar o elenco da Banda. 

O próprio maestro Cacau foi um dos alunos da Banda Estrela dos Artistas. "Comecei a minha história musical na Banda. Meu maestro Antísthenes Loureiro me incentivou a ser músico e hoje sigo no lugar dele. Daí, fui estudando, fiz faculdade e em 2008 fui convidado para ser maestro da Banda", relembrou.  E completou:  A banda é uma das instituições filantrópicas mais antigas da Serra. Muitos músicos do Estado foram formados aqui. Inclusive eu tive essa chance", finalizou.

 

Serviço:

Aniversário de 50 anos da Banda Estrela dos Artistas

Quando: Sábado, dia 1° de julho, a partir das 9h30

Onde: Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz), em Serra-Sede

Atrações: festa com bandas de música e bandas marciais

Entrada gratuita