Bebê nasce em casa com ajuda das técnicas da Unidade de Eldorado

?Acho que é o instinto mesmo, coisa de mãe, de saber como funciona?. Esse é o depoimento da técnica de enfermagem Aline Siqueira Cordeiro, que na última quinta-feira (16) foi pega de surpresa ao ser chamada para realizar o parto da Pietra em uma das ...

Bebê nasce em casa com ajuda das técnicas da Unidade de Eldorado


Texto: Amanda Amaral - Foto: PixaBay

“Acho que é o instinto mesmo, coisa de mãe, de saber como funciona”. Esse é o depoimento da técnica de enfermagem Aline Siqueira Cordeiro, que na última quinta-feira (16) foi pega de surpresa ao ser chamada para realizar o parto da Pietra em uma das residências do bairro Eldorado.

 

Pietra estava com pressa e veio ao mundo com 37 semanas, pegando a mamãe Ludmila Silva Gil de surpresa. Ao sentir as dores pela manhã, ela não teve tempo de sair de casa.

A solução foi convocar a equipe da Unidade de Saúde de Eldorado. Aline estava na companhia de Roberta Morgado, também técnica de enfermagem.

“Chegando na unidade para trabalhar, a mãe da paciente vem pedindo ajuda. Orientamos levá-la até à maternidade, mas não havia mais tempo. Aí fomos para a casa dela, e a bebê já estava nascendo mesmo”, explicou Aline.

As duas técnicas de enfermagem ajudaram a limpar a bebê e seguiram junto com a família as orientações dadas por telefone pelo SAMU, após ligação da avó de Pietra. Rapidamente, a ambulância chegou, o cordão umbilical foi cortado e as duas foram levadas para a Maternidade de Carapina, onde passam bem.

A tia do bebê, Ludielle Silva Gil, acompanhou tudo de perto. “Um dia de emoção, estou até agora atordoada, pois foi muito emocionante”, afirmou. Sobre a ajuda da equipe de Eldorado, ela agradeceu:

“Nós corremos para a unidade de saúde, e elas foram muito prestativas, nos ajudaram a limpar a neném e nos acalmar”, contou.