Com confiança de empreendedores em alta, Ciampe Móvel dá dicas de investimento

Empreendedores podem obter informações na Van Móvel do Ciampe, em José de Anchieta, ou no Espaço do Empreendedor, em Portal de Jacaraípe
Com confiança de empreendedores em alta, Ciampe Móvel dá dicas de investimento
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Bianca Nascimento/Secom-PMS

Com um cenário marcado pelo crescimento da confiança e bom humor dos empresários, o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Serra (Ciampe) dá dicas para aqueles que desejam empreender ou formalizar o seu negócio.

“Estamos à disposição dos empreendedores, formais e informais, com técnicos qualificados para prestar orientações de forma personalizada”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), Paulo Menegueli.

Os interessados podem conferir dicas e orientações no Espaço do Empreendedor, em Portal de Jacaraípe, ou através da Van Móvel, que a cada semana visita um bairro diferente.

Estão disponíveis, em ambos os espaços, os serviços para abrir uma empresa, formalizar o seu negócio, emitir nota fiscal eletrônica, conseguir informações sobre alvarás, crédito para investimento e cursos.

Cronograma nos bairros

Na próxima quarta (28) e quinta-feira (29) a Van vai estacionar no bairro José de Anchieta das 11 às 16 horas, na praça da feira (próximo à paróquia do bairro).

Jardim Carapina: 5 e 6 de dezembro, das 11 às 16 horas, em frente à Emef Padre Gabriel.

Jardim Tropical: 12 e 13 de dezembro, das 11 às 16 horas, na praça principal da Avenida Dido Fontes.

Saiba mais:

Quais documentos levar? Ao procurar a unidade móvel é importante levar: comprovante de residência atualizado (água, luz ou telefone), espelho do IPTU (contracapa do carnê), CPF, RG, título de eleitor e recibo da entrega do imposto de renda (se tiver).

Serão oferecidos os seguintes serviços GRATUITOS:

•             Informação sobre o MEI

•             Formalização do MEI

•             Declaração de Imposto de Renda do MEI

•             Parcelamento Débitos MEI

•             Informação sobre Alvará de Funcionamento

•             Impressão de Documentos relativos ao MEI

•             Informações sobre Alvará do Corpo de Bombeiros

•             Informação sobre viabilidade para implantação de negócio

•             Informação e encaminhamento para Microcrédito

•             Protocolização de documentos do MEI

•             Solicitação de Inscrição Municipal

•             Emissão de Senha para Nota Fiscal Eletrônica

•             Informação sobre cursos de capacitação para o empreendedor

Dúvidas?

Mais informações sobre os serviços do Ciampe pelo telefone: 3252-7237.
O Espaço do empreendedor: funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe.

Cresce confiança

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que o Índice de Confiança alcançou 61,8 pontos em novembro frente 53,9 pontos em outubro — o que representa um avanço de 15%. Esse é o maior valor da série histórica, que teve início em 2015, quando foi registrado 36,6 pontos.

O cenário de alta reflete uma boa dose de ânimo por parte dos micro e pequenos empresários de varejo e serviços, que preveem uma recuperação da economia para os próximos meses. Considerando apenas o componente da confiança, que mede as expectativas para os próximos seis meses, o indicador passa de 62,6 pontos em outubro para 74,8 pontos em novembro.

A escala varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 pontos refletem confiança e, abaixo dos 50 pontos, refletem desconfiança com os negócios e com a economia.