Confira o cronograma do IPTU 2019

Obra do Hospital Materno Infantil recebe investimento proveniente do IPTU arrecadado
Confira o cronograma do IPTU 2019
TEXTO: Gabrielle Tallon   FOTO: Divulgação

A Prefeitura da Serra acaba de divulgar o calendário de pagamento do IPTU para o ano de 2019.

O contribuinte que pagar em cota única terá um desconto de 10% sobre o valor do IPTU e Taxas de Serviços Públicos. O pagamento, sem o desconto, poderá ser parcelado em até seis vezes.

Confira as datas de vencimento da cota única e das parcelas:

1ª parcela e cota única - 12/04/19
2ª parcela - 13/05/19
3ª parcela - 12/06/19
4ª parcela - 12/07/19
5ª parcela - 12/08/19
6ª parcela - 12/09/19

De acordo com o secretário da Fazenda, Jorge Teixeira, o IPTU representa uma das principais fontes de receitas próprias do município. “Com o pagamento do imposto em dia o contribuinte, além de evitar multas e juros, possibilita que o município possa reverter o dinheiro investido em importantes obras e serviços para a população", comenta o titular.

Isenção

A prefeitura prevê isenções do imposto em alguns casos. Aposentados, por exemplo, têm direito, mas devem cumprir alguns requisitos: ter renda bruta comprovada de até três salários mínimos; e possuir apenas um imóvel no município destinado a residência, cujo valor venal não exceda R$ 102.255,25. Neste ano, a isenção poderá ser requerida até o dia 12 de abril, no Protocolo da prefeitura.

Também têm direito à isenção os proprietários de imóveis residenciais cujo valor venal seja de até R$ 46.95945. É preciso ter apenas um imóvel e morar nele. Nesse caso, não é necessário requerimento. A isenção é automática e o carnê não é enviado.

Segunda via

A segunda via do IPTU pode ser obtida no site da prefeitura, através do link: http://sefa.serra.es.gov.br:8080/tbw/loginWeb.jsp?execobj=ServicoPesquisaDebitoUnico.

Será aberta uma página em que o cidadão deve digitar o número da inscrição do imóvel ou o CPF (ou CNPJ) do dono do imóvel. Lá, é possível ter acesso a todos os boletos de IPTU, inclusive em atraso. Se eles aparecerem em vermelho na tela, significa que a dívida está ajuizada ou protestada. Nesse caso, é preciso se dirigir pessoalmente à Procuradoria Geral da Serra, no prédio da prefeitura, com a documentação pessoal e do imóvel para regularizar a situação. A prefeitura fica na Rua Maestro Antônio Cícero, 111, Caçaroca.