Cuidado com o sol: exposição prolongada pode dar queimadura de 3º grau

O verão já chegou e os cuidados com a pele e hidratação são fundamentais nessa época do ano. Beber muita água e evitar exposição prolongada aos raios solares são os principais

Cuidado com o sol: exposição prolongada pode dar queimadura de 3º grau


Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

O verão já chegou e os cuidados com a pele e a hidratação são fundamentais nessa época do ano. Beber muita água e evitar exposição prolongada aos raios solares são os principais. Confira abaixo sete dicas importantes para aproveitar bem as férias, com saúde.

Quem passa por exposição prolongada ao sol corre o risco de ter queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro graus. As de primeiro grau se apresentam como manchas vermelhas. Nesse caso, a receitinha da vovó de pasta d´água pode ajudar, pois é refrescante. Já as de segundo grau podem apresentar bolhas, e as de terceiro, chegam a ferir a pele.

Independentemente do grau, a dermatologista da Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa Elisabeth Lima Marques Aguiar afirma que a orientação é sempre procurar um médico, no caso de qualquer incômodo.

“Há receitas que causam alivio, mas o recomendável sempre que houver qualquer incômodo em razão de queimaduras, é procurar um médico. Além disso, é bom estar atento a sintomas como febre, dor no corpo, mal estar, porque pode ser sinal de insolação, também causada pela exposição prolongada”, explica.

O fator de proteção do protetor solar deve ser sempre acima de 30 para todas as idades. Para crianças, os fatores não apresentam diferença no que diz respeito à proteção, porém os infantis ou kids são livres de substâncias alergênicas.

Confira as dicas:

  1. Beber muita água, cerca de 2 a 3 litros por dia dia para não desidratar;
  2. Evitar exposição solar entre no período entre 11 e 16 horas, no horário de verão;
  3. Passar protetor solar fator 30, no mínimo, antes de sair de casa e enquanto estiver na praia, repassar a cada hora;
  4. Para crianças, optar por protetor solar infantil (kids), pois são livres de substâncias alergênicas.
  5. Usar chapéu ou boné para proteção;
  6. Preferir frutas, verduras e legumes e evitar frituras;
  7. Evitar beber bebidas alcoólicas, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;