Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável toma posse na próxima semana

O evento começa às 14h30, com a apresentação dos membros do novo Conselho e também com a entrega do primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM)

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável toma posse na próxima semana

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Jansen Lube

Os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável tomam posse na próxima terça-feira, dia 25, na sede da APA do Mestre Álvaro. O evento começa às 14h30 com a apresentação dos nomes e também com a entrega do primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Ao todo, 23 membros irão tomar posse. Destes, seis são do Poder Executivo municipal, dois do poder público estadual, nove são representantes da sociedade civil, três representantes da Federação das Associações de Moradores da Serra e três da Câmara Municipal.

O conselho foi criado pela Lei nº 4.130 de 28/07/2014 e deve ter como presidente o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap) da Serra. O mandato será de dois anos, prorrogável por igual período.

De acordo com o secretário de Agricultura, Erly Vieira, o conselho vai trabalhar para traçar articulações com a sociedade pública e privada, e também será um local para discussão das políticas agrícolas da Serra.

Selo

O primeiro Selo de Inspeção Municipal (SIM) será entregue ao produtor e agricultor de laticínios e agricultor familiar José Pimentel Aldano Neto durante o evento.

Segundo a Secretaria, o selo irá garantir ao produtor o direito de comercializar dentro do município da Serra, saindo da clandestinidade. Outra vantagem é que o estabelecimento vai poder vender seus produtos para a merenda escolar da cidade, de forma preferencial.

Serviço:

Data da posse:  terça-feira (dia 25)
Horário do evento: 14h30
Local: Sede da APA do Mestre Álvaro, onde também ficam localizados o Jardim Botânico e o Horto Municipal. (Endereço: Jardim Botânico - Rua dos Estudantes, s/n, bairro Santo Antônio - região de Serra-Sede)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDMRS: é o órgão colegiado governamental com participação social de caráter consultivo e propositivo.
Principais funções: apresentar sugestões para a elaboração e o desenvolvimento de programas e ações governamentais específicas que promovam o desenvolvimento rural sustentável; apoiar a Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca na articulação com outros órgãos da administração pública municipal e dos governos federal e estadual, entre outros.