Conselho de Saúde da Serra dá posse a novos representantes

Foram eleitos representantes do Fórum LGBT da Serra, do Comitê do Idoso de Jacaraípe, da Associação dos Pescadores de Jacaraípe e da Arquidiocese de Vitória - área pastoral Serra

Conselho de Saúde da Serra dá posse a novos representantes

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde tomarão posse na próxima terça-feira, às 17 horas, no Cras de Laranjeiras. Eles foram eleitos, em maio, como conselheiros para o biênio 2017/2018, representando as entidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e as entidades representativas dos trabalhadores da saúde.

Foram eleitos representantes do Fórum LGBT da Serra, do Comitê do Idoso de Jacaraípe, da Associação dos Pescadores de Jacaraípe e da Arquidiocese de Vitória - área pastoral Serra. Além disso, a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS) também compõe o Conselho Municipal de Saúde, conforme prevê a Lei 4.311/2015.

O segmento de trabalhadores da saúde está representado pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde) e Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes).

O processo eleitoral foi coordenado pela Comissão Eleitoral do colegiado, composta por cinco membros indicados pelos respectivos segmentos e aprovada pelo Pleno do Conselho Municipal de Saúde, com a seguinte composição: um representante da gestão, dois representantes do segmento dos usuários e dois representantes dos trabalhadores da saúde.

Conselho

O Conselho Municipal de Saúde tem caráter permanente e deliberativo. É um órgão colegiado composto por representantes do governo municipal, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Seus representantes atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância municipal.