Conselho do Trabalho vai criar ações para aumentar vagas de emprego e renda

Texto: por Samantha Dias

Já está empossado o Conselho do Trabalho da Serra, responsável por elaborar e adotar políticas de fomento de trabalho e renda no município. A posse aconteceu na tarde de ontem (14), quando o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, recebeu os conselheiros.

O conselho é vinculado ao recém-criado Fundo do Trabalho da Serra, o primeiro do país, e teve origem da comissão do trabalho. Mas, a transformação de comissão para conselho foi importante, uma vez que o conselho é deliberativo e com muito mais competências, segundo informou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda da Serra (Seter), Lauriete Caneva.

"A comissão existe desde 2011 e aprovou importantes projetos já em andamento na cidade. Agora, como conselho, somos mais fortes e temos novas pessoas para colaborar com o trabalho", disse Lauriete.

O prefeito Audifax Barcelos parabenizou os conselheiros e chamou todos a indicar caminhos e soluções para aumentar a geração de emprego e renda.

"Vocês têm conhecimento e experiência e devem ajudar a administração municipal. A crise econômica do país afetou, principalmente, o trabalhador, que perdeu o emprego e sofre com isso", afirmou o prefeito.

O Conselho Municipal do Trabalho é formado por 36 pessoas ? sendo 18 titulares e 18 suplentes - representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder publico municipal.

Atuação do Conselho

Com a criação do conselho e do fundo municipal do trabalho, os recursos dos governos federal, estadual e municipal podem chegar com mais rapidez ao município, já que o conselho pode aprovar e deliberar essa verba.

"Antes tínhamos que elaborar projeto, detalhando e prevendo cada despesa, e submeter à analise dos governos, o que demorava muito tempo. Agora, uma vez que o orçamento é aprovado, a verba é enviada diretamente ao nosso fundo municipal, e o conselho define em quais políticas de empregabilidade ela será gasta. Temos mais liberdade e aplicamos o dinheiro conforme nossas necessidades", explicou Lauriete.