Crianças e adolescentes da Serra caminham contra a exploração sexual

Crianças e adolescentes da Serra caminham contra a exploração sexual

Crianças e adolescentes da Serra caminham contra a exploração sexual


Texto: por Dayane Freitas

O dia 18 de maio estará para sempre marcado na sociedade brasileira. É a data em que a menina Araceli Crespo, de 8 anos, foi estuprada e morta, há 45 anos, em Vitória, e é também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Para lembrar que não podemos nos calar diante do abuso infantil, crianças e adolescentes que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Serra vão estar nas ruas de Laranjeiras para chamar a atenção da sociedade na próxima sexta-feira (18) durante a 9ª Caminhada de Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento é realizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio da Gerência de Proteção Especial e dos Creas de Laranjeiras e de Serra-Sede.

?Queremos despertar as pessoas para que denunciem se notarem qualquer situação de abuso?, explicou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Laranjeiras, Dinar Maria Sant?Anna Parente.

A caminhada pretende reunir aproximadamente 1.000 pessoas, entre crianças e adolescentes dos serviços de convivência, familiares, profissionais dos Creas e sociedade.

A concentração será às 7h40 em frente ao Cartório Antonio Maria, na avenida Central. Os participantes vão entrar na Segunda Avenida e seguirão até a Praça da Luz, em frente ao Shopping Laranjeiras, quando haverá o encerramento, às 10 horas.

A preparação para a caminhada começou em março com palestras nos projetos dos serviços de convivência da prefeitura da Serra. ?Falamos aos educadores desses serviços para que tenham um olhar diferenciado, de escuta às crianças e adolescentes. Também explicamos às crianças a importância do dia 18 de maio?, disse Dinar. Esses jovens estão confeccionando, desde então, cartazes e peças em cartolina, como flores (símbolo da campanha nacional), para levar na caminhada.

Abordagem no comércio de Porto Canoa

Crianças, adolescentes e idosos que participam do Cras da região de Serra Dourada, dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculo do território e de outros serviços da rede vão distribuir folhetos informativos no comércio de Porto Canoa sobre o combate à exploração sexual de menores com o número do Disque 100 para denúncias.

A ação será na terça-feira (15), com concentração a partir das 8h30 no Centro de Convivência Para Idosos de Porto Canoa. Às 10 horas, haverá um lanche no local para os participantes.

A secretária de Assistência Social da Serra, Fernanda Dias, destacou que toda a sociedade deve se envolver na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. ?Por mais que tenhamos uma política pública estruturada de garantia dos direitos das crianças, precisamos da participação da sociedade nessa luta para trazer à tona o debate sobre a violência sexual contra menores.?

Entenda

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi estabelecido no ano 2000, pela Lei Federal n° 9.970.

A data foi escolhida em razão de um crime que comoveu todo o País. Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Crespo, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada em Vitória por três homens. Após a prisão, julgamento e absolvição dos acusados, o processo foi arquivado pela Justiça.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a proposta do ?18 de maio? é mobilizar, sensibilizar e informar a sociedade sobre a luta em defesa das crianças e adolescentes.