Crianças fazem blitz sobre educação no trânsito

Cerca de 20 crianças realizaram abordagens educativas para um trânsito mais seguro. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) na Avenida Getúlio Vargas

Crianças fazem blitz sobre educação no trânsito

Texto: Rafael Ferraz - Foto: Bianca Nascimento

Cerca de 20 crianças realizaram abordagens educativas para um trânsito mais seguro. A ação aconteceu na tarde dessa quarta-feira (26) na Avenida Getúlio Vargas, principal rota de veículos em Serra-Sede, onde ficam localizados a estátua Chico Prego, o Fórum Municipal e outros órgãos públicos.

A ação é realizada anualmente pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Aldary Nunes, que fica localizada no centro da cidade. A pedagoga Thaisa Rodrigues afirma que essa educação é tanto para os alunos quanto para os motoristas. “Na sala de aula eles aprendem a ser bons pedestres e saber respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Na rua eles conscientizam quem mais precisa”, completou.

Foram cerca de 1.000 abordagens realizadas pelos alunos. A estudante Pamela de Melo tem apenas 10 anos e foi a primeira ação em campo que ela realizou. O curioso é que entre os veículos que ela abordou, em um deles estava a mãe dela, que recebeu o panfleto. “Ela passou e eu tive tempo de dar boa tarde e conscientiza-lá. Mais tarde conversaremos sobre como foi o dia”, disse a menina.

Pamela confessou que ela não entende os motivos que levam as pessoas a dirigirem segurando o telefone celular. E essa prática é algo preocupante. Dados da Secretaria Municipal de Defesa Social revelam que de janeiro a junho deste ano, cerca de 1.100 multas foram aplicadas na Serra a motoristas que dirigiam usando o telefone.

O pedagogo Gelcimar Nunes disse que essas ações pela cidade acontecem para que ocorrências desse tipo não se repitam. “As crianças estão garantindo um futuro melhor para o nosso trânsito. Elas atuam diretamente com quem está no dia a dia dentro dos veículos”, afirma. Toda a ação foi acompanhada por agentes de trânsito da Prefeitura da Serra.