Defesa Civil está de prontidão e tem dicas para agir nas tempestades

Defesa Civil está de prontidão e tem dicas para agir nas tempestades

Texto: Marcos Sacramento

Com o alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidade de chuvas para esta terça-feira (16), a Defesa Civil Municipal se encontra de prontidão para atender aos moradores da Serra.

Para os casos de emergência, a Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. Pode ser acionada pelos telefones 3338-1756, 199 (plantão 24 horas) e 99938-9500 (plantão 24 horas).

Em situações que não são emergenciais, há a opção de se dirigir diretamente à sede do órgão, localizada no Parque da Cidade, na avenida Anchieta, em Valparaíso. As instalações da Defesa Civil ficam logo na entrada do parque, ao lado esquerdo, e o horário de atendimento ao público é das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Além de prestar os primeiros atendimentos nos casos de alagamentos, inundações, deslizamento de barreiras e desabamento de edificações, entre outras ocorrências, no período de estiagem a Defesa Civil faz o monitoramento de encostas e das residências localizadas em áreas de risco e a inspeção nos córregos, para verificar a vazão e se há ocorrência de assoreamento.

A Defesa Civil recomenda que os moradores da Serra observem algumas dicas durante as chuvas fortes, a fim de prevenir ou minimizar estragos que possam ser provocados pelas tempestades.

Durante as chuvas:

- Saia imediatamente e acione a Defesa Civil caso apareçam trincas na residência.

- Se possível, proteja móveis e mantimentos deixando-os em posição elevada.

- Proteja os documentos pessoais e remédios com sacos plásticos.

- Caso comece a entrar água na residência, desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

- Evite ao máximo o contato com a água da inundação, pois há o risco de contágio com doenças como leptospirose e hepatite.

- Além do risco de doenças, andar em locais alagados pode provocar acidentes graves devido a buracos ou pontos eletrificados que possam estar escondidos. Há também o risco da pessoa ser arrastada pela correnteza.

- Caso esteja dirigindo, fique atento à altura da água. Evite passar por locais onde o nível é superior à metade da altura da roda.

- Se possível, evite dirigir por locais onde normalmente alagam. Vale a pena gastar um pouco mais de combustível em um trajeto mais longo para não correr o risco de provocar avarias sérias ou até mesmo perder o veículo.

- Caso seja inevitável entrar na água, mantenha velocidade baixa, constante e evitando ao máximo trocar de marcha enquanto se encontrar no trecho alagado.

- Se o carro morrer no trecho alagado, não tente dar a partida novamente, pois poderá provocar danos maiores.

- Caso tenha estacionado em um lugar que ficou alagado, chegando a cobrir o motor, não tente ligar o veículo quando a água baixar. Chame um guincho e leve o veículo à oficina.