Dia D da inclusão com 55 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Também será realizada palestra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) sobre Direitos das Mulheres, às 14 horas

Dia D da inclusão com 55 vagas de emprego para pessoas com deficiência


Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube /Secom-PMS

Para lembrar e reforçar a importância da inclusão e da diversidade, setembro foi escolhido o mês de luta pela inclusão da pessoa com deficiência e a próxima sexta-feira (21),o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Uma das barreiras enfrentadas por esse público é conseguir emprego. Por isso, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), vai realizar nesta quinta-feira (20) o “Dia D da Inclusão do Trabalhador com Deficiência”, com a oferta de 55 vagas de emprego e orientação profissional, com dicas preciosas sobre elaboração de currículo, comportamento na entrevista de emprego, entre outras coisas.

Haverá vagas para as seguintes funções: representante de atendimento, auxiliar de produção, auxiliar de montagem, operador de televendas, atendente de telemarketing e balconista. O encaminhamento às vagas será feito pelo Sine, a partir das 8 horas.

Também será realizada palestra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) sobre “Direitos das Mulheres”, às 14 horas, além de aferição de pressão e de glicose e informações e atualização do CadÚnico, ambos durante todo o dia.

Para a secretária de Trabalho, Aline Olveira, a lei 8.213/91, que estabelece cotas para as empresas contratarem pessoas com deficiência, é fundamental para a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho e a quebra de preconceitos.

Ela garante que o Sine da Serra sempre recebe e divulga vagas para pessoas com todos os tipos de deficiência (física, visual, auditiva e intelectual). “Sempre há funções para essepúblico. É preciso conhecer as particularidades de cada deficiência e não ter preconceitos na contratação”, disse Aline.

Na programação, a partir das 9 horas, terá orientação profissional, oportunidade para os profissionais receberem dicas de quais informações colocar no currículo, a melhor forma de descrever habilidades e experiências, como se preparar para participar de entrevistas e dinâmicas em grupo, incluindo a escolha da roupa mais apropriada, cuidados com a linguagem verbal e não verbal, quais as melhores respostas para dar ao recrutador, entre outras. 

Para ser encaminhado às vagas compatíveis com seu perfil, o trabalhador precisa ser cadastrado no Sine. Para o cadastro é preciso apresentar carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência. Não precisa apresentar currículo.

 

Dia D da Inclusão do Trabalhador com Deficiência

DATA: Quinta-feira, dia 20

HORÁRIO: das 8 às 17 horas

Local: Sine da Serra, Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe

 

Serviços

Oferta e encaminhamento às vagas de emprego, a partir das 8 horas

Orientação Profissional – das 9 às 11 horas

Palestra sobre Violência doméstica com o tema “Direitos das Mulheres” – 14 horas

Aferição de pressão e glicose – durante todo o dia

Informações e atualização do CadÚnico – durante todo o dia.