Dia da Saúde: Testes rápidos para se manter saudável

Neste sábado (05), a Unidade de Jardim Tropical estará aberta, das 7h às 12h

Dia da Saúde: Testes rápidos para se manter saudável


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Neste sábado (5), em todo o Brasil, comemora-se o Dia da Saúde para conscientizar a população sobre a importância do tema. Prevenir é sempre o melhor remédio, e com pequenas ações é possível garantir uma vida saudável. Por isso, as unidades de saúde da Serra oferecem uma variedade de testes que podem ser realizados de forma rápida e simples. Basta deixar a preguiça de lado e aproveitar a gratuidade do serviço para se manter sempre bem cuidado.

É o caso do diagnóstico rápido de hipertensão arterial, por exemplo. Uma doença silenciosa, mas bastante preocupante. Para identificar este problema, basta que o morador da Serra vá a à unidade de saúde mais próxima de sua casa para aferir a pressão. Para o diagnóstico, a pessoa deve comparecer três vezes no local, em dias alternados, para três medições.

No caso da diabetes, para descobrir se é portador, o paciente pode realizar a mediação de glicose, ou teste da ponta do dedo, como também é conhecido. O resultado sai na hora. Nas unidades de saúde da Serra também são disponibilizados ainda testes rápidos para sífilis, HIV. No caso da hepatite, o morador pode realizar o teste na regional de sua referência.  

 

Horário das unidades

As unidades de saúde da Serra funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, contudo até o final do ano elas passarão a funcionar também aos sábados, das 7h às 12h, com funcionamento alternado. Neste sábado (5), a Unidade de Jardim Tropical estará aberta.

O município da Serra conta com 40 unidades de saúde. Nelas, além dos testes rápidos, o cidadão tem acesso a exames laboratoriaIs, medicação da farmácia, consultas com ginecologistas, médicos da família, clínicos gerais e pediatras, Sala de Vacinação, Sala de Curativo, e uma gama de outros serviços como orientação ao exercício físico, por exemplo.