Dia do escritor: conheça obras sobre a Serra disponíveis na biblioteca

Texto: por Gabrielle Tallon

Você sabia que, atualmente, a Biblioteca Pública Municipal Belmiro Geraldo Castello contém, em seu acervo, 56 obras de autores que foram contemplados pelo incentivo cultural da Lei Chico Prego? Dentre elas, várias ajudam a contar a história da Serra e, por isso, merecem ser lembradas nesta quarta-feira (25), data em que é comemorado o Dia Nacional do Escritor.

?A Insurreição do Queimado?, de Vera Viana, ?Coração Serrano?, de Valdemir Ribeiro, ?História da Serra?, de Clério Borges e ?Memórias Fotográficas da Serra?, de Paulo Barros, são alguns exemplos de títulos que estão disponíveis na biblioteca e contam, de formas variadas, em poesia, fotos e textos, a história da Serra. Ao final desta matéria, no anexo, você pode conferir a lista completa.

Como surgiu o Dia Nacional do Escritor?

O Dia do Escritor surgiu após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, na década de 1960, com o objetivo de homenagear a todos que contribuem com a produção literária no país. A data foi instituída pelo então presidente da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior, e pelo seu vice-presidente, o escritor Jorge Amado, que é um dos principais nomes da literatura nacional.

Biblioteca Pública Municipal Belmiro Geraldo Castello

Fundada em 25 de outubro de 1967, a biblioteca possui, atualmente, um acervo de 16 mil livros e comemorou, em 2017, seus 50 anos de atividade.

Endereço: Rua Cassiano Castello, 22, Serra-Centro

Funcionamento: das 8h às 18h