Dia do Servidor: gente que cuida de gente

Neste domingo, dia 28 de outubro, comemoramos o dia daqueles que cuidam da gente com muito amor, carinho, dedicação, zelo e atenção: os servidores públicos. Cada um deles é responsável por construir um município melhor para a gente

Dia do Servidor: gente que cuida de gente


Texto: Gabriela Conti - Foto: Rafael Ferraz

Neste domingo, dia 28 de outubro, comemoramos o dia daqueles que cuidam da gente com muito amor, carinho, dedicação, zelo e atenção: os servidores públicos. Cada um deles é responsável por construir um município melhor para a gente. 

Na EMEF Leonel de Moura Brizola, em Bairro das Laranjeiras, na região de Jacaraípe, por exemplo, os pedagogos Maria José Costa e Márcio Rogério Villela dos Santos fazem diferença na vida dos alunos que têm dificuldade de aprendizagem. Eles são voluntários no contraturno e dão aulas de reforço, ensinando crianças e adolescentes a ler e escrever. 

Já o professor e biólogo Nagibi Netto idealizou e criou o Espaço Botânico do Parque da Cidade, em Laranjeiras. No espaço, que conta com bromeliários, jardim sensorial, orquidários, jardim de restinga, entre outros, Nagibi ministra aulas de educação ambiental, ensinando os pequenos a importância de respeitar a natureza. As visitas guiadas no espaço acontecem de segunda a sexta, das 7 às 17h. 

A enfermeira Rosana Lilian Soares Santos Fagundes, que atualmente trabalha na UPA de Serra-Sede, transformou dor em sorrisos durante sua atuação na Unidade Básica de Manguinhos. Com muito afinco e dedicação, ela tratou pacientes que sofriam há anos com úlceras. Inclusive apresentou na Universidade Federal do Espírito Santo o estudo "Gestão do Tratamento de Úlceras de Difícil Cicatrização". 

Coordenadora do Núcleo de Educação no Trânsito, Bianca Paixão toca vidas de crianças, ensinando, em sala de aula, que a paz no trânsito deve ser aprendida desde pequeno.