Eleição do Comasse: assembleias por territórios começam nesta terça

Eleição do Comasse: assembleias por territórios começam nesta terça

Eleição do Comasse: assembleias por territórios começam nesta terça


Texto: por Dayane Freitas

Começam na próxima terça-feira as assembleias territoriais que vão indicar os usuários dos Cras e Creas para participar da assembleia geral que vai eleger os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social da Serra (Comasse) no dia 26 de junho.

As assembleias nos nove territórios indicarão no mínimo um e no máximo três representantes de usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e até dois representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) por território para concorrer na assembleia geral.

Esses representantes vão disputar três vagas para titular e três para suplentes no Comasse. O mandato voluntário é de dois anos.

As assembleias territoriais começam na próxima terça-feira (22), no Cras de Vila Nova de Colares, e terminam no dia 14 de junho no Cras de Planalto Serrano, conforme o cronograma a seguir. A assembleia geral do dia 26 de junho será às 13h30, no Cras de Laranjeiras.

Os interessados podem se candidatar na hora durante as assembleias territoriais. Para participar, é preciso que o usuário da assistência social seja morador da Serra e que, comprovadamente, esteja vinculado aos programas, projetos, serviços e benefícios da Proteção Social Básica (PSB) e da Proteção Social Especial (PSE) de Média e Alta Complexidade.

Os novos membros do Comasse serão conhecidos no dia 30 de junho, e a posse está marcada para o dia 27 de julho.

O Comasse é um órgão paritário, formado por representantes do governo e da sociedade civil. Apesar de o conselheiro não ter um cargo público e não ser remunerado ? pois trata-se de uma função transitória por meio de mandatos ?, existem responsabilidades e deveres a serem cumpridos, com o objetivo de defender os assuntos de interesse coletivo. Por isso, os candidatos devem ter disponibilidade para participar das reuniões. Para garantir a atuação dos usuários eleitos, o município custeia o transporte.

Além dos usuários, também serão eleitos representantes e suplentes de cinco entidades e organizações de assistência social para participar do conselho.

A secretária de Assistência Social, Fernanda Dias, ressaltou que o Comasse é o órgão que delibera sobre as políticas de assistência do município e que essa construção só faz sentido se for feita com a participação da sociedade. ?A lógica das assembleias é elencar usuários da política de assistência para participar do Comasse e pensar nos serviços que eles conhecem mais do que ninguém?, disse.

Veja o cronograma das assembleias territoriais dos Cras:

Data

Horário

Local

22/5

14 horas

Cras Vila Nova de Colares

Avenida Anhanguera, nº 543, Vila Nova de Colares

 

23/5

14  horas

Cras Novo Horizonte

Avenida Tiê, s/n, Novo Horizonte

 

28/5

14  horas

Cras Jacaraípe

Rua Ângelo Pretti, nº 510, Parque Jacaraípe

 

30/5

14  horas

Cras Laranjeiras

Rua 1 A, s/nº, Civit II

 

5/6

9  horas

Cras Serra-Sede

Rua Cassiano Castelo, nº 108, Serra-Sede

 

7/6

14  horas

Cras Jardim Tropical

Rua Santa Rita, s/n, Jardim Tropical

 

12/6

14  horas

Cras Serra Dourada

Rua das Acácias, s/n, Serra Dourada II

 

13/6

14  horas

Cras Jardim Carapina

Rua Salvador, s/n, Boa Vista

 

14/6

9  horas

Cras Planalto Serrano

Avenida Bela Vista, s/n, Planalto Serrano (Bloco A)