Escola de Tempo Integral está entre as novidades da Educação da Serra para 2019

Escola Eulália Falqueto Gusmão vai receber 1.100 alunos em tempo integral
Escola de Tempo Integral está entre as novidades da Educação da Serra para 2019
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Jansen Lube/Secom-PMS
O ano de 2019 promete muitas novidades na área da educação da Serra. Além de inaugurações de novas creches, a prefeitura vai implantar a primeira escola em tempo integral e ampliar o programa Valores Humanos.

De acordo com a subsecretária pedagógica da Sedu, Lêda Calente, professores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação da Serra passaram por formação para implementação da Educação de Tempo Integral no município com as educadoras Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do MEC, atual diretora da Fundação SM, e Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Para o secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, investir na política educacional de tempo integral, na Rede Pública Municipal, significa dar um passo mais ousado para uma educação com qualidade social. “Não se trata apenas de aumentar o tempo de meninos e meninas na escola, mas contemplar as suas totalidades como seres humanos em todas as suas dimensões, como o afeto, a emoção, a sensibilidade e criatividade, numa escola inovadora, diferente e integrada ao seu território. A educação integral é uma das ações da política educacional da Serra, a qual denominamos: escola que acolhe, escola que transforma”, destacou o secretário.

A Serra desenvolverá um projeto piloto para a Educação de Tempo Integral na EMEF Prof.ª Eulália Falqueto Gusmão, localizada no Bairro Vila Nova de Colares, escola que já tem uma história de caminhada nessa proposta, tendo sido planejada e construída com esta finalidade. E o objetivo da rede é ampliar o projeto.

“A proposta é ir ampliando aos poucos, na medida do possível. Estamos empenhados em investir na formação dos profissionais que estarão na escola, para que ela seja uma referência na continuidade da Educação Integral no município”, completou a subsecretária da pasta.

Inaugurações

Mais quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) estão sendo preparados para receber crianças de até 5 anos na Serra. A previsão é de que as novas unidades de Central Carapina, Cidade Continental, Vista da Serra II e Colina da Serra abram mais de mil vagas e sejam inauguradas até o fim do ano. Toda a estrutura está sendo projetada de acordo com os padrões do Ministério da Educação.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, lembrou que só em 2018 a Prefeitura da Serra entregou três supercreches em Jardim Carapina, Novo Porto Canoa e Cantinho do Céu/José de Anchieta II. “Com as sucessivas inaugurações, a cidade já atingiu o número de 71 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s)”.