Escolas da Serra terão internet de alta velocidade para ano letivo de 2019

No total, vão receber a fibra 96 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil, 52 equipamentos de saúde (incluindo unidades de saúde, hospitais, UPAs e outros) todos os nove CRAS, 1 CREA e quatro conselhos tutelares

Escolas da Serra terão internet de alta velocidade para ano letivo de 2019

Texto: Samantha Dias

As unidades de ensino do município, assim como os equipamentos de saúde, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA) e conselhos tutelares do município vão contar com internet de alta velocidade, facilitando e agilizando o trabalho dos servidores municipais e, consequentemente, o serviço oferecido à comunidade.

A previsão da Secretaria de Planejamento Estratégico é que a internet de alta velocidade esteja em funcionamento nos escolas municipais até março do ano que vem, ou seja, já no início do ano letivo. Nos CRAS, CREA e conselho tutelar o funcionamento vai acontecer até o final deste ano e nos equipamentos de saúde, até o final de 2019.

Trata-se da instalação de fibra ótica, chamada de Rede Metro, que leva 200 mega de internet corporativa a esses locais, velocidade muito superior ao que é contratado separadamente por cada um dos locais. Além da alta velocidade, ela não oscila, garantindo a qualidade do trabalho.

A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, explicou que é a ampliação da estrutura já existente no prédio administrativo da Prefeitura, em Serra-Sede, e no Pró-Cidadão.

No total, vão receber a fibra 96 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), 52 equipamentos de saúde (incluindo unidades de saúde, hospitais, UPAs e outros) todos os nove CRAS, 1 CREA e os quatro conselhos tutelares.

“Com a internet de alta velocidade, o trabalho administrativo ganhará qualidade na sua execução. Professores, profissionais da saúde e da assistência social, todos que atuam nesses locais, terão à disposição essa rede para as atividades do dia a dia. Assim, os atendimentos, o cadastro de informações, entre outros serviços, tudo será mais rápido e fácil”, disse Lauriete.

A nova internet já está em funcionamento nas Emefs Aldary Nunes, São Marcos, Djanira Maria de Araujo, Jardim Bela Vista, Centro da Serra; nos Cmeis Mônica, São Lourenço, Meninos com Jesus, Zelinda Regina Biazutti Leite, Marina do Nascimento Camilo, Infância Feliz e Jocila Amorim.

Também já está ligada nas unidades de saúde de Taquara I, Planalto Serrano Bloco A, Vista da Serra, Oceania, Manoel Plaza, Bairro de Fátima, Nova Carapina I e Campinho da Serra.

“O trabalho foi feito em duas etapas. A primeira foi a implantação da fibra e agora estamos executando a segunda, com a instalação de cabeamento dentro das unidades, aquisição e instalação de aparelho wifi e instalação da parte lógica”, afirmou a secretária de Planejamento, Lauriete.

Wifi

Com a instalação e funcionamento da fibra ótica para oferecer internet de alta velocidade será possível, de acordo com a secretária Lauriete, oferecer também internet wifi liberado às áreas pedagógica e administrativa das escolas, basta que cada unidade que recebeu a fibra ótica adquira um aparelho para transmitir o sinal.

Com o sinal wifi, os profissionais da educação terão mais liberdade no planejamento e execução das atividades junto aos alunos.