Espaço Botânico no Parque da Cidade recebeu quase 3 mil visitantes em junho

Durante as visitas monitoradas, os participantes aprendem sobre os ecossistemas da Serra, plantas sensitivas e bioativas, bromélias, entre outros assuntos

Espaço Botânico no Parque da Cidade recebeu quase 3 mil visitantes em junho


Texto: Gabriela Conti - Foto: Nagibi Neto

Você sabia que as bromélias garantem a sobrevivência de uma série de insetos e pequenos e grandes animais? Isso porque elas armazenam a água da chuva e a umidade, fazendo com que os animais e outras espécies de vegetais dependam direta ou indiretamente delas para sobreviverem.

Essa e outras curiosidades sobre as bromélias e demais plantas nativas da Mata Atlântica são ensinadas pelo professor e biólogo Nagibi Neto durante as aulas de educação ambiental que acontecem gratuitamente no Espaço Botânico do Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias do Município da Serra (CEPS), localizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras.

Em junho, o local recebeu 2496 visitantes, entre frequentadores do Parque, alunos de projetos sociais e da educação básica da Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica.

Durante as visitas monitoradas, os participantes aprendem sobre os ecossistemas da Serra, plantas sensitivas e bioativas, bromélias, além de dengue e o Aedes aegypti. Também são abordados a importância da reciclagem e descarte correto do lixo, a crise hídrica e preservação da água, entre outros assuntos.

Os visitantes também colocam a mão na massa e ajudam a produzir mudas de plantas ornamentais e de árvores da mata atlântica. Essas mudas são doadas às escolas, aos participantes das atividades e frequentadores das aulas práticas no Parque da Cidade. Este ano, foram distribuídas 1.560 mudas.

 

Visitas

Os responsáveis pelas escolas, grupos e/ou sociedade organizada podem agendar as visitas mediadas pelo telefone (27) 3338-7302 e 99815-6693, das 7h às 17h.

 

Espaço Botânico

Localizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, o Espaço Botânico conta com bromeliários e viveiros de plantas (carnívoras, bioativas, sensitivas, da Mata Atlântica, berçário de bromélias, jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas).