Estudantes aprendem sobre educação no trânsito

Olhos vidrados, atentos. Foi assim que o estudante Ryan Campinho, de 7 anos, ficou surpreso ao assistir a primeira peça de teatro.

Estudantes aprendem sobre educação no trânsito


Texto: Rafael Ferraz - Foto: Bianca Nascimento

Olhos vidrados, atentos. Foi assim que o estudante Ryan Campinho, de 7 anos, ficou ao assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro. Ele e mais 20 alunos que integram a turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênio de Almeida Vidigal, que fica em Planalto Serrano, participaram do projeto Viajando de Bem Com a Via, idealizado pelo Ministério da Educação.

A peça é um dos modelos de educação que são utilizados para semear conhecimento e, assim, construir um futuro com mais educação, respeito e segurança. A peça abordava um tema importante para os alunos, a segurança no trânsito. As dicas se voltaram em torno de como ser um bom passageiro, inlcuindo a importância do cinto de segurança.

Para se ter uma noção, de janeiro a junho deste ano, a Guarda de Trânsito da Serra notificou 83 motoristas por transportarem crianças sem o cinto de segurança. Em todo o ano de 2017, foram 185 flagras. A infração é classificada como gravíssima e pode gerar uma multa de até R$ 300. A medida imediata é a retenção do veículo até que a regularidade seja resolvida.

Quem está de olho nas orientações é a pequena Poliana Santos, 6. “Eu gostei por ser divertido. Na hora que os palhaços pediram para colocar o cinto, percebi que eu não fazia isso com os meus pais. A partir de agora eu coloco”, afirma.

A professora Cleonice de Souza, 58, atua na profissão há mais de 40 anos e afirma não ter visto algo deste tipo nas escolas. “Pela primeira vez os meus alunos puderam sentir a experiência de um teatro. Eles montaram uma verdadeira estrutura de aprendizado”, disse.

Os atores Bina Aparecida, 21, e Luís Gustavo, 23, são de Florianópolis, Santa Catarina, e rodam o Brasil levando conhecimento e diversão para os pequenos. Bina contou que a turnê sobre educação no trânsito começou em maio deste ano, e que os dois e a companhia que integram acreditam que pela conscientização eles fazem um mundo melhor. “O olhar dos alunos é o que nos motiva a continuar”, completou Luís.

O caminhão fica na Emef Ismênio de Almeida Vidigal até esta quarta-feira (26), para que todos os estudantes possam aproveitar o melhor do teatro e da educação. Na quinta, ele segue para Linhares, cidade do norte do Espírito Santo.