Experiência de trabalho na Serra é apresentada a outros municípios

Texto: por Samantha Dias

Na próxima quarta-feira, dia 13, o auditor da Secretaria da Fazenda, Núbio Ramos Castello, vai apresentar a experiência do trabalho da Secretaria Municipal da Fazenda e do Índice de Participação dos Municípios (IPM) , que é referência no Estado, em um seminário em Anchieta.

A Serra obteve, nos últimos dois anos, o maior percentual no Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é o resultado do cálculo para saber o percentual de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que o governo do Estado transfere ao município. No ano passado, o índice ficou em 14,074%

Para esse cálculo do IPM, é levado em consideração o Valor Agregado Fiscal (VAF), que são as informações econômicas que as empresas enviam na Declaração de Operações Tributáveis (DOTs). A equipe de auditores da Secretaria da Fazenda empenha todos os esforços na conferência dessas declarações.

Na apresentação, Núbio vai apresentar como é feito esse trabalho de apuração das Dots, destaque a nível estadual.

O II Seminário de Arrecadação Municipal acontece em Anchieta, na próxima quarta (13), de 8h30 às 17h30, com participação de vários municípios do Estado.