Exposição fotográfica de Sebastião Salgado até dia 31 no Museu Histórico da Serra

Com entrada gratuita, a exposição traz fotos em preto e branco de viagens de Salgado por 40 países, reunindo temas como "África", "Luta pela Terra", "Refugiados e Migrados", "Megacidades" e "Retratos de Crianças"

Texto: Gabriela Conti - Foto: Sebastião Salgado/ divulgação

Ainda não conferiu a exposição "Êxodos", do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado? Então, é melhor se apressar. Os 33 pôsteres que estão no Museu Histórico da Serra ficam lá só até o dia 31 deste mês.

Com entrada gratuita, a exposição traz fotos em preto e branco de viagens de Salgado por 40 países, reunindo temas como “África”, “Luta pela Terra”, “Refugiados e Migrados”, “Megacidades” e “Retratos de Crianças”.

As lentes do mineiro de Aimorés captaram  a essência e a dor de pessoas que se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas pelos mais diversos motivos: guerra, conflitos políticos, disputa de terras, pobreza extrema, fome, entre outros.

A exposição virou livro, editado pela Companhia de Letras, no ano 2000 e já está esgotado. "Este livro conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. [...] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum", escreve o autor no prefácio do livro.

O público pode conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Para agendamento de visita, ligue para  (27) 3251-6636 e (27) 3251-4850. O Museu fica na Rua Cassiano Castelo, 22, Serra-Sede.