curso de graça para famílias de Ourimar

As famílias são acompanhadas pela Prefeitura

curso de graça para famílias de Ourimar


Texto: Djeisan Maria e Samantha Dias - Foto: Divulgação/PMS

Os moradores de Ourimar concorrerão a 10 vagas exclusivas em cursos de auxiliar de escritório para início imediato. O sorteio será realizado nesta quarta-feira (05) na Escola Estadual Vila Nova de Colares, onde acontecerá uma ação informativa das Secretarias de Habitação (Sehab) e de Emprego, Trabalho e Renda (Seter).

Representantes da administração municipal se reunirão com cidadãos que foram contempladas pelo projeto Minha Casa, Minha Vida, em 2016, no bairro Ourimar. Por conta do programa, as 608 famílias do conjunto habitacional são acompanhadas pela Prefeitura que leva àqueles cidadãos informações sobre os serviços ofertados pela administração com o objetivo de que saiam da situação de vulnerabilidade social.

A ação reunirá moradores em dois turnos, às 9h e às 13 horas. Os moradores saberão mais sobre as 1.100 vagas de cursos gratuitos que a Seter está ofertando. "Esse público tem dificuldades de informação sobre as qualificações, não tem internet e não tem acesso a esses cursos, então vamos levar tudo até eles", afirma a diretora de formação social e profissional da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Patrícia Aguiar Faria.  

Além disso, será apresentado o programa Ocupação Social, do Governo do Estado, que está ofertando 180 vagas em oficinas de canto, violão e percussão em Vila Nova de Colares para o público jovem.

A secretária de Habitação, Áurea Almeida, explica que essas pessoas moravam antes em áreas de risco, mas que a ação do poder público vai além de ofertar melhor moradia. “Não é só mudar o local de moradia, mas ajudar as pessoas a alcançar melhores condições de vida”, comenta.

O acompanhamento das famílias é feito antes e depois da entrega das chaves dos apartamentos. Já foram feitas reuniões sobre organização e fortalecimento social, educação ambiental e patrimonial, desenvolvimento socioeconômico,