Encontro nacional de grafiteiros em Feu Rosa

Os muros da praça e também de algumas residências, em que os proprietários autorizaram, receberão muitos desenhos e cores. 

Encontro nacional de grafiteiros em Feu Rosa


Texto: Djeisan Maria - Foto: Jansen Lube

Feu Rosa vai se transformar em uma galeria de arte a céu aberto. Cerca de 150 artistas visuais de todo o Brasil vão fazer intervenções no bairro na segunda edição do Festival Origraffes (Original Graffiti Espírito Santo) nesta semana, entre os dias 14 e 16 de julho.

O encontro, que será a partir das 9 horas, vai reunir profissionais de todas as regiões brasileiras que estão se dispondo a mostrar a arte gratuitamente. Os muros da praça e também de algumas residências, em que os proprietários autorizaram, receberão muitos desenhos e cores. 

De acordo com Starley Bonfim Silva, um dos idealizadores do festival, o campo para o grafite no Estado é vasto e tem muito potencial. "Hoje, já temos muitas iniciativas, por meio de projetos sociais, com oficinas, cursos e encontros, que são muito importantes para fomentar a arte. Quem chegou nos anos 1980 teve que abrir muitas portas. Hoje, o grafitti já está consolidado como arte contemporânea", afirma.

Starley, que é artista há sete anos, comenta que o Brasil está bem evoluído na produção visual de rua. "Estive em festivais na Europa, em 2016, e pude conferir que estamos muito evoluídos tecnicamente", informa. 

Além das intervenções, o festival também conta com atrações musicais, batalhas de breaking e de MC's. Há também palestras que acontecem no Museu Capixaba do Negro, em Vitória, e sessão de cinema com documentários sobre grafitti e hip hop, no dia 16 de julho, às 19 horas. 

O projeto conta com o apoio da Prefeitura da Serra e do Governo do Espírito Santo, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo. Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, o evento é muito importante para popularizar a arte e combater o mito de confundi-la com pichação. "O grafitti é uma arte muito bonita, alegre e atrativa para nossa juventude", pontua Lourência. 

 

Oficinas
Para quem se interessar em aprender mais sobre a arte do grafitti, a Prefeitura da Serra oferta oficinas sobre o tema. Quem quiser participar, pode se informar pelos e-mails: juventude@serra.es.gov.br, sedir@serra.es.gov.br e aline.marchesini@serra.es.gov.br. Ainda pode obter informações pelos seguintes números de WhatsApp: 9 9759-0923 - Aline Marchesini, 9 9645-1855, 9 9878-5301. 

 

Serviço
2º Festival Origraffes

Datas: 14, 15 e 16 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Praça Central de Feu Rosa, Serra
Horário: a partir das 9 horas

Atividades:
Encontro de graffiti
Batalhas de breaking
Batalhas de MC's

Atrações musicais:
- Síntese (SP)
- MC Adikto
- Conteúdo Paralelo
- Preta Roots
- R.U.A
- Banca 805

Atividades
- Empreendedorismo Cultural (quinta-feira, dia 13)

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane)

Endereço: avenida República, 121, Centro, Vitória. Ponto de referência: próximo ao Parque Moscoso.
Inscrições: pelo e-mail origraffes@gmail.com com o assunto 'Inscrição Palestras'. No corpo da mensagem escreva seu nome, cidade, RG ou CPF, telefone e nome da palestra.

 
Exibição de documentários sobre grafitti e hip hop

Local: praça central de Feu Rosa

Dia e horário: domingo (16), às 18h30


Informações 9 9891-4072