Feu Rosa é o bairro com mais jovens na Serra

​Com 6.050 moradores de 15 a 29 anos, o bairro Feu Rosa concentra a maior população de jovens da Serra, representando 5,59% do total de pessoas nesta faixa etária (108.202), segundo dados do IBGE

Feu Rosa é o bairro com mais jovens na Serra

Texto: Sinval Paulino - Foto: Divulgação

Com 6.050 moradores de 15 a 29 anos, o bairro Feu Rosa concentra a maior população de jovens da Serra, representando 5,59% do total de pessoas nesta faixa etária (108.202), segundo dados liberados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no último censo. Em seguida, vêm os bairros Vila Nova de Colares e Novo Horizonte com 5.267 e 4.751 jovens, respectivamente.

Com toda esta população de jovens, o bairro concentra escolas de grande porte, além de atividades voltadas para o público que está entrando nesta faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são quatro escolas municipais, sendo que a Flor de Cactus oferece 333 vagas no período matutino e vespertino e 500 vagas para o turno da noite, já que há uma grande demanda de jovens pelo ensino neste período. Há, ainda, quatro creches (CMEIs), além de um ginásio e duas quadras de esportes.

De acordo com o historiador, Clério José Borges, o bairro Feu Rosa surgiu a partir de um conjunto habitacional erguido no início dos anos 80, começando a ser povoado em 1985. Um acidente no Morro do Macaco, em Vitória, quando uma pedra rolou sobre inúmeras casas, apressou o povoamento do local. Sem ter onde morar, os habitantes do morro foram alojados no conjunto habitacional que na época era chamado de Bairro das Flores.

Segundo ele, além de ser um dos bairros mais populosos do Brasil, o grande número de jovens tem razões históricas. “Eram casais novos, em formação, que conseguiram estas residências e formaram suas famílias em território serrano, o que justifica a grande concentração de jovens no local”, explicou Borges.

O bairro fica próximo a Vila Nova de  Colares, Nova Zelândia, Alterosas e Castelândia, a alguns metros de Jacaraípe. Por volta de 1990, através de lei municipal, o bairro passou a se chamar Feu Rosa, em homenagem ao médico Pedro Feu Rosa.

Uma grande demanda deste público, além da rede escolar, é a qualificação profissional. Por isso, a Prefeitura da Serra oferece capacitação gratuita para jovens, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).  Neste ano, serão mais de mil vagas, até novembro, em áreas como auxiliar de escritório e redação administrativa, informática básica, assistente administrativo, cabeleireiro assistente, modelagem e costura do vestuário, manicure e pedicure, e recepção e segurança em portaria.

Está programado o início de novas turmas todos os meses. As aulas acontecem no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte), ou podem acontecer nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), se houver demanda. Informações sobre as inscrições no próprio Pró-Cidadão ou no site da Prefeitura.

Na área de saúde, existem programas de apoio para combater um problema de dimensões nacionais: maus hábitos alimentares e sobrepeso. Nas Unidades Regionais de Saúde de Novo Horizonte e Feu Rosa, os jovens passam por orientação médica e, caso necessário, são encaminhados para grupos de reeducação alimentar, com acompanhamento de nutricionistas.

Os moradores de Vila Nova de Colares, também participam, mas após atendimento na unidade de seu bairro. Outra opção para este grupo é o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). As aulas acontecem sempre pela manhã e consistem em exercícios coletivos.

Os bairros com mais jovens

Feu Rosa – 6.050

Vila Nova de Colares – 5.267