Fiscalização apreende cinco pássaros e uma jiboia na Serra

A equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra foi acionada nesta terça-feira e fez a apreensão de cinco pássaros no bairro Pitanga

Fiscalização apreende cinco pássaros e uma jiboia na Serra

Texto: Gabriela Conti - Foto: Fiscalização PMS

A equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Serra foi acionada nesta terça-feira (16) e fez a apreensão de cinco pássaros no bairro Pitanga.

Os pássaros Coleirinhos estavam em um terreno de uma empresa que foi invadida irregularmente. Também havia no local armadilhas para pegar outros pássaros. Os infratores fugiram ao ver a movimentação dos fiscais.

Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.  Lá, eles vão receber os devidos cuidados veterinários e devolvidos à natureza em breve.

Já na última segunda-feira (15), uma cobra jiboia adulta foi recolhida no bairro Balneário Carapebus. A cobra foi solta pelos fiscais na Lagoa Jacuném, seu habitat natural.

O telefone para acionar a Fiscalização para recolher animais silvestres é 99951-2321/ 0800 283 9780 e o e-mail é dfa.semma@serra.es.gov.br.

A multa para quem for pego com animais silvestres varia de R$ 50 a R$ 300, mais R$ 50 por espécie, e para animais que estão na lista de extinção é de R$ 100. Se tiver mais de três unidades, é caracterizado como comércio ilegal e a multa é aplicada em dobro. Com mais de 10 unidades, é considerado tráfico de animais e multa é multiplicada por cinco.