Guardas Municipais e videomonitoramento da Serra juntos no combate ao entulho

Guardas Municipais e videomonitoramento da Serra juntos no combate ao entulho

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube

A Secretaria de Defesa Social (Sedes) vai contribuir para o combate ao problema do entulho no município da Serra. O trabalho será por meio de ações conjuntas envolvendo as guardas de Trânsito e Civil Municipal junto a outras secretarias, e também com o emprego das câmeras de videomonitoramento.

Na última segunda-feira (17) os policiais militares da reserva foram orientados a visualizar pontos viciados de lixo e registrar uma ocorrência para cada um que for encontrado. A partir das ocorrências, são confeccionados processos destinados às secretarias responsáveis pela limpeza e aplicação de multa aos dos donos dos terrenos.

“Observar o descarte irregular de lixo e entulho é uma das atribuições dos operadores de vídeo. O que pedimos foi que este olhar fosse intensificado”, disse o secretário de Defesa Social Jailson Miranda.

A orientação já surtiu efeito. Desde segunda foram registrados sete processos sobre descarte irregular de entulhos.

Quanto às guardas de Trânsito e Civil Municipal, o efetivo será orientado a ter este olhar direcionado à detecção de pontos com ocorrências de descarte irregular de lixo e entulho, para com isso informar às equipes responsáveis pela limpeza ou mesmo tomar as medidas necessárias nos casos de flagrantes de descartes.

Inclusive, estão previstas operações diurnas para inibir o descarte, nos moldes das ações desenvolvidas durante a madrugada com fiscais da Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário de Defesa Social ressalta que o esforço para acabar com o descarte irregular de lixo e entulho também se insere nas ações de promoção de ambientes seguros. “O resultado mais visível é a limpeza do espaço público, porém há efeitos que não são palpáveis mas de grande importância. Como exemplo dá para citar a diminuição de conflitos interpessoais, provocados pelo atrito entre moradores incomodados com a sujeira e aqueles que jogam entulho no local”, explica Jailson Miranda.

Mosquito da dengue

Outra ação da central de videomonitoramento que ultrapassa a prevenção à criminalidade é a observação de caixas d’água destampadas. O operadores identificam e informam à Secretaria de Saúde, para que um agente de combate a endemias seja encaminhado ao local.

Desde o início da semana foram abertos 10 processos a respeito de possíveis focos do mosquito da dengue.