História e cultura da Serra em destaque nesta terça (25)

Chico Prego, líder da Insurreição do Queimado, será tema de evento nesta terça

História e cultura da Serra em destaque nesta terça (25)

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Por meio de mais uma edição do projeto Memórias da Serra, a história do município será apresentada durante evento gratuito, que tem como objetivo promover um ciclo de conversas sobre as transformações históricas e culturais vivenciadas no local.

Nesta terça-feira (25) será realizada a quinta palestra, com a participação do historiador Michel Dal Col Costa, a partir das 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. Ele vai falar sobre a importância da cultura popular na formação da população da Serra, tendo como ponto inicial a força dos negros e a Insurreição do Queimado.

"O trabalho objetiva apresentar uma interpretação sobre a formação social e cultural da Serra, a partir de dois fatos importantes da história do povo local: a Insurreição do Queimado de 1849 e o processo de formação cultural que gerou o Ciclo Folclórico e Religioso das festas de mastro em devoção aos santos católicos em várias regiões do município, que dura até os dias atuais", comenta Costa.

Sobre o tema

O recorte inicial deste tema se dá em meados do século XIX, quando a escravidão ainda era a principal forma de exploração do trabalho em terras brasileiras, especialmente com o desencadear de uma revolta de escravos, a qual foi abafada pela violência da força policial com prisões e até execuções dos revoltosos.

Anos depois, segundo conta a memória popular da região, um ato milagroso de São Benedito moveu membros da comunidade negra local para organizarem o rito da primeira festa devotada ao santo negro. Uma festa que é um sucesso devido a uma série de fatores, como: durabilidade, difusão, alegria social, sentidos de religiosidade, sociabilidade, integração social, cultual e inter-racial. Uma festa que desencadeou uma série de fatos e um processo de difusão cultural que fez surgir festas similares em várias áreas de ocupação na região da Serra e, talvez, até de outras regiões do Espírito Santo.

Ao final do ciclo de encontros, será lançado um livro de histórias contadas para serem eternizadas e servirem como inspiração de vida para que outras pessoas não desistam de seus objetivos e sonhos.

O evento “Memórias da Serra” é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a Coes em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, com patrocínio da Vale e da ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

Ciclo “Memórias da Serra”

Quando: terça-feira (25), às 19 horas

Local: Sala de Eventos do Hotel Serra Grande, Laranjeiras