Até viagem de navio de graça para jovens da Serra

O programa é para jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos

Até viagem de navio de graça para jovens da Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Centenas de jovens serranos puderam conhecer sobre o ID Jovem, programa que oferta descontos em eventos esportivos e culturais, além de gratuidade em viagens de ônibus, trem ou navio. A apresentação foi feita para estudantes da escola Clóvis Borges Miguel, em Serra-Sede, na manhã desta quarta-feira (9).

A estudante Ketlin Vitória, de 15 anos, ficou muito animada com a utilização do programa “Com esses descontos poderei conhecer o país e visitar amigos e familiares que moram longe. É uma oportunidade de estreitar laços”, comentou.

Já Caroline Ribeiro, aluna da Clóvis, disse que gostou muito do programa e que pretende utilizar para ir ao teatro e ao cinema. “Muito importante essa divulgação, porque muitas vezes temos benefícios que não utilizamos por falta de conhecimento”, pontuou.

Durante o encontro, a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, explicou que a pasta tem um departamento exclusivo para a luta pelo fortalecimento de uma política voltada para a juventude. “É importante que os jovens conheçam seus direitos. Por isso vamos a outros locais divulgar o programa” comentou.

Riani ainda orientou os jovens a procurarem o Procon caso encontrem dificuldade em usar os descontos.

O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Ivo Lopes, também falou que o ID Jovem é uma conquista da juventude. “Esse programa é reflexo de garantias que estão no Estatuto da Juventude, que foi uma luta encabeçada por jovens. Por isso é importante participar ativamente da construção de políticas públicas", disse.

 

ID Jovem

Mais de 20 mil jovens estão no perfil exigido pelo programa que é direcionado a jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos, inseridos no Cadastro Único (CadÚnico).

Para ter acesso aos benefícios, as pessoas devem baixar o aplicativo ID Jovem, ou ainda preencher os dados no site: caixa.gov.br. É necessário informar o Número de Identificação Social, nome do jovem e da mãe, e ainda data de nascimento.

O ID gera um código que o jovem deve apresentar nos estabelecimentos para gerar o desconto. Caso o cadastro seja feito pelo site da caixa, deve imprimir o código, por meio do qual é oferta  meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos, além de vagas gratuitas e descontos em viagens interestaduais.