Comunidade faz festa na inauguração do Cmei de São Diogo

A inauguração da escola é considerada a realização de um sonho para os moradores

Comunidade faz festa na inauguração do Cmei de São Diogo

Texto e fotos: Tania Mariano

A comunidade de São Diogo participou em peso da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de São Diogo, realizada na noite desta quinta-feira (06). A alegria tomou conta de todos, especialmente dos pais e das crianças que também estiveram presentes no evento.

Numa cerimônia concorrida, com a presença de várias autoridades, o prefeito Audifax Barcelos entregou o Cmei aos moradores de São Diogo num clima de festa e comemoração. “Esta obra  uma reivindicação da comunidade e está incluída no Orçamento Participativo. Ela estava parada e fizemos todos os esforços para concluí-la e entregá-la para a comunidade”, ressaltou o prefeito. Ele também lembrou que mais 12 creches ainda serão inauguradas este ano na Serra.

A secretária de Educação, Vera Castiglioni, destacou o emprenho do prefeito para oferecer educação de qualidade, especialmente para os pequenos. “A comunidade está em festa. Nesta sexta-feira já estaremos iniciando a discussão para definir o período de matrículas”, anunciou.

O presidente da Associação de Moradores, Alexandre Torres, fez questão de lembrar que esse é um sonho realizado pela comunidade. “Sempre que procuramos a Prefeitura, nós fomos ouvidos e atendidos. Sempre encontramos as portas abertas em todas as Secretarias. Agora, é a hora de aproveitar essa vitória. É importante que todos tenham a responsabilidade de zelar por esse patrimônio que é nosso”, finalizou.

A creche recebeu o nome da professora Angelina Vasconcelos Machado, que lecionou na zona rural do município, na escola de Queimados, e teve uma vida dedicada à educação. As filhas da professora – Edna e Graça Machado – também participaram da solenidade. A denominação foi instituída pela Lei Nº 4001, originária do projeto do deputado estadual Bruno Lamas.

Também estiveram presentes ao evento, a vice-prefeita Lourência Riani; vários secretários municipais; o deputado Bruno Lamas; vários vereadores; representantes do movimento popular e de associações de moradores; entre outros.

O Cmei está localizado na Rua Olavo Bilac, s/n, no bairro São Diogo e irá beneficiar aproximadamente 350 crianças que residem nesta comunidade e região. Serão 175 vagas para o turno matutino e 175 para o vespertino.  Na sexta-feira (07), às 14 horas, será realizada uma reunião com a Associação de Moradores do bairro, para definir os próximos passos, inclusive o período de matrículas.

Estrutura

O CMEI de São Diogo é um investimento de R$ 1,4 milhão, realizado com recursos próprios da municipalidade. São quase 960 m² de área construída, com sete salas de aula, dois maternais, um berçário, uma sala de multiuso, dois banheiros e mais um para portadores de deficiência.

Além disso, possui uma cozinha, um refeitório coberto, área de serviço, sala de professores, direção e secretaria. Já o espaço de área livre com paisagismo em seu entorno chega a 1000 m², com pátio externo contendo dois playgrounds em grama sintética e ambiente destinado ao banho de sol.