Internet dez vezes mais rápida em escolas da Serra

Todo o processo de implantação da fibra ótica pelo município já foi concluído e a partir deste mês terão início as ligações das escolas à rede

Internet dez vezes mais rápida em escolas da Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Pixabay

A Prefeitura da Serra, por meio das secretarias de Educação e Planejamento Estratégico, implantou 200 quilômetros de fibra ótica no município da Serra. A infraestrutura tecnológica vai permitir que a internet que chega a 92 escolas da rede pública de ensino seja até 10 vezes mais rápida.

Todo o processo de implantação da fibra pelo município já foi concluído, e a partir deste mês de agosto inicia-se as ligações das escolas à rede.

A Gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Karla Capucho, explica que o processo é gradativo e a previsão é de que o processo seja concluído no primeiro semestre do ano que vem.

“A primeira escola, em caráter piloto, a receber uma internet mais rápida será a Emef São Marcos, que passará de uma velocidade de 1 MB para 10 MB. Até a metade do ano que vem todas as 92 escolas já terão acesso aos benefícios que essa nova infraestrutura trará”, completou.

Karla conta que o sistema das unidades de ensino será monitorado 24 horas por dia. “À medida que as escolas são ligadas à rede da prefeitura, aumenta-se a segurança da informação para professores e alunos. Isso porque a rede ganha um filtro, onde será possível a central de tecnologia da informação da prefeitura acompanhar todos os acessos em tempo real, 24 horas por dia”, informou.

De acordo com a secretária de Educação, Márcia Lamas, os investimentos da Prefeitura da Serra na área vão resultar em internet mais rápida para os alunos e servidores, segurança nos acessos e comunicação mais ágil entre as unidades e a prefeitura. “Além disso, haverá integração em rede, promovendo para o próximo ano a implantação do sistema de gestão escolar”.

O secretário adjunto de Planejamento Estratégico, Joubert Jantorno Filho, informou que a Prefeitura da Serra está investindo R$ 5,3 milhões no projeto de modernização da infraestrutura física de Tecnologia da Informação.

Segundo Joubert, além das 92 escolas, também serão beneficiados pelo projeto nove Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e 36 Unidades de Saúde.

Os valores são fruto do financiamento do BNDES Finem - Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT.