Mães realizam ato público em apoio ao Centro que trata crianças com problemas mentais

A manifestação chamada de ?Ato Público em Apoio do CAPS i? reuniu mais de 100 pessoas, entre mães, pais, crianças e profissionais da área

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (12), um grupo de famílias se reuniu na porta do Centro de Atenção Psicossocial Infantojunvenial da Serra (CAPS i), em Morada de Laranjeiras, para se manifestar a favor do atendimento realizado no local recém inaugurado pela Prefeitura da Serra.

A manifestação chamada de “Ato Público em Apoio do CAPS i” reuniu mais de 100 pessoas, entre mães, pais, crianças e profissionais da área. Juntos eles gritavam frases como “Mães unidas jamais serão vencidas” e “Unidos pelo CAPS i”. Isso porque na semana passada houve manifestação de pessoas contra a abertura do local, inclusive com impedimento da entrada dos funcionários que chegavam para trabalhar.

A ação foi organizada pelo coletivo “Mães Eficientes Somos Nós”, que considera o espaço importante para o atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes. A organização também defende que a interrupção do atendimento é prejudicial a milhares de pessoas que necessitam do serviço que, além de ser garantido por lei, faz parte de uma grande conquista social da Serra.

“Não vamos deixar que este espaço fique fechado, estamos aqui lutando para fortalecer o atendimento em saúde mental no município”, disse a coordenadora geral do movimento, Lucia Mara dos Santos Martins.

Inaugurado no dia 4 de julho, o CAPS i atende a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, que possuem algum tipo de comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de drogas, e todos aqueles que, por sua condição, estão impossibilitados de estabelecer e manter laços sociais.

A subsecretária de Saúde Cristiane Stem participou do ato público e agradeceu a população que entende a relevância do serviço para o município. “Este é o único local do Espírito Santo com uma sede própria para o atendimento destas crianças e adolescentes, uma referência em saúde mental para o Estado e um orgulho para o município”, disse.