Mais 100 famílias de Parque das Gaivotas vão ter escritura na mão

Texto: por Dayane Freitas

Mais 100 famílias de Parque das Gaivotas vão receber neste sábado (5) as escrituras de suas casas totalmente de graça. A prefeitura da Serra, por meio do projeto Serra, Meu Lar, da Secretaria de Habitação, vai entregar o documento de posse às 10 horas, em evento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Guiomar Bulhões.

Por meio do Serra, Meu Lar, a prefeitura realiza todo o processo de regularização fundiária de áreas já consolidadas do município. Muitas pessoas não conseguem ter acesso à escritura por falta de recursos financeiros. Por meio do projeto, a prefeitura dá toda a atenção e orientação de forma gratuita, e o documento é entregue pronto.

Toda a documentação de um imóvel ? incluindo a escritura, o registro do imóvel e o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) ? pode custar em torno de R$ 8 mil, dependendo do valor do bem, mas com o projeto as famílias mais carentes conseguem obter a posse de forma gratuita. A escritura, além de garantir a posse dos imóveis, pode abrir portas para os moradores. Para um financiamento bancário, por exemplo, é necessário ter a escritura da edificação.

A secretária de Habitação da Serra, Áurea Almeida, destacou a importância do projeto. ?Contribui para o acesso à cidadania e à regularização. Traz segurança jurídica para as famílias e a valorização de seus terrenos?, elencou.

Mais de 1.200 famílias já estão com os terrenos regularizados pelo projeto Serra, Meu Lar. Já foram realizadas 800 entregas de escrituras até o momento.

Entrega de escrituras em Parque das Gaivotas

Quando: sábado (5)