Prefeitura retira quase 50 toneladas de entulho em apenas uma rua

Entre janeiro e setembro, a Prefeitura da Serra já retirou 76 mil toneladas de entulho de pontos viciados na cidade

Prefeitura retira quase 50 toneladas de entulho em apenas uma rua

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Sese/PMS

Ao todo, 48 toneladas de entulhos foram retiradas em uma única rua do bairro São Diogo II na manhã da última segunda-feira (12). O trabalho de limpeza na região, realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), se concentrou na rua Érico Veríssimo.

Entre janeiro e setembro, a prefeitura já retirou 76 mil toneladas de entulho de pontos viciados na cidade. Os esforços fazem parte do programa Serra Limpa é Serra Linda, que tem várias frentes de trabalho no combate ao descarte irregular de entulho, como a criação de um WhatsApp (99976-2595) para receber fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades, intensificação da fiscalização e das notificações e multas, criação de leis específicas para regularizar o despejo e destinação de entulho, entre outras.

De acordo com o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida, é importante que a comunidade esteja sempre denunciando o descarte irregular de entulho, que é prejudicial para toda a população.

Disposição correta

Os responsáveis pela produção de entulho em grandes quantidades (mais de 15 sacos) têm de contratar uma caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e têm de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

Volumes abaixo de 15 sacos de ráfia podem ser levados para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): uma em Novo Porto Canoa e outra em Barcelona.