Mais de 70 moradores recebem certificado de Agente Ambiental Comunitário na Serra

Setenta e sete moradores dos bairros Manoel Plaza e Lagoa de Jacaraípe receberam na noite da última quarta-feira (31) o certificado de conclusão de curso do Agentes Ambientais Comunitários

Mais de 70 moradores recebem certificado de Agente Ambiental Comunitário na Serra


Texto: Gabriela Conti - Foto: PMS

Setenta e sete moradores dos bairros Manoel Plaza e Lagoa de Jacaraípe receberam na noite da última quarta-feira (31) o certificado de conclusão de curso do Agentes Ambientais Comunitários. O curso é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura da Serra.

Vencedora do Prêmio Ecologia 2006, na categoria Experiência de Sucesso, a formação tem como principal objetivo sensibilizar as comunidades e promover mudanças de hábitos e valores em relação ao ambiente. Os alunos participantes se encontram duas vezes na semana durante três meses e aprendem sobre sustentabilidade, água, esgoto, lixo, coleta seletiva, importância da preservação de praias, lagoas e cinturões verdes.

Como última atividade da capacitação, os agentes realizaram no final de semana ações de intervenção ambiental na comunidade, focadas para o combate de resíduos sólidos. Eles distribuíram ímãs com os horários da coleta de lixo domiciliar e conscientizaram os moradores de seus bairros sobre o descarte correto de resíduos.  Além disso, eles incentivaram os moradores a adotarem uma planta.

Durante a cerimônia, foram entregues o certificado de conclusão com carga horária de 60 horas do curso e uniforme para que os novos agentes continuem a trabalhar em suas comunidades.

Essas duas foram as últimas turmas formadas no ano de 2018. A partir de 2019, novas turmas serão abertas. As inscrições devem ser feitas pela Associação de Moradores da comunidade, que também é a responsável por definir o local de realização do curso. O local deve conter cadeiras, uma mesa e uma parede branca para projeção dos slides.

Para protocolar o pedido do curso, a Associação de Moradores deve entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental, pelo telefone 3291-2401. As turmas são formadas por, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 participantes com idades acima de 15 anos.