Manual de normas e procedimentos orienta servidores nas rotinas administrativas

Manual de normas e procedimentos orienta servidores nas rotinas administrativas

Texto: Dayane Freitas - Foto: Divulgação

Evitar a devolução de um processo por falta de documentos e permitir a execução dos procedimentos na prefeitura da forma correta e célere. Estes são os objetivos do Manual de Normas e Procedimentos do Município, que está disponível para consulta de todos os servidores da prefeitura.

O documento de 1.100 páginas é de responsabilidade da Controladoria Geral do Município e está disponível no site da prefeitura. “O objetivo é padronizar as informações e rotinas internas, visando reduzir o tempo para executar uma tarefa, o que traz melhorias para a qualidade do serviço. É importante que todos os servidores façam a consulta, em caso de dúvidas”, destacou a controladora-geral da Serra, Magaly Nunes.

Há orientações sobre diversos sistemas da prefeitura, como os de Controle Interno; Controle Patrimonial; Compras; Licitações e contratos; Transporte; Administração de Recursos Humanos; Serviços Gerais; Convênios e consórcios, entre outros. No documento, estão disponíveis modelos de diversos formulários padrões das secretarias e órgãos.

Ter essas orientações acessíveis permite a continuidade dos serviços, garantiu Magaly. “Se um servidor não atuar mais, por ter se aposentado, por exemplo, quem entrar em seu lugar poderá tirar suas dúvidas sobre os procedimentos a seguir e ter orientações sobre as rotinas administrativas consultando o manual”, frisou.

O documento foi elaborado em 2013, foi atualizado em 2015 e passará por nova atualização neste ano, como explicou a controladora. “Se uma secretaria verificar a necessidade de atualizar algum procedimento, é importante comunicar à Controladoria para incluir uma nova norma ou atualizar a já existente. Estas devem ser aprovadas por decreto municipal”, informou.

Se houver dúvidas, os servidores podem entrar em contato pelo telefone 3291-2341 ou ir pessoalmente à Controladoria, no quinto andar da sede da Prefeitura.