Microempresário vai poder renegociar dívida em até 15 anos

Microempresário vai poder renegociar dívida em até 15 anos

Microempresário vai poder renegociar dívida em até 15 anos


Texto: por Jéssica Romanha

Microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional ou Simei, podem regularizar suas dívidas tributárias junto à Receita Federal com a ajuda do Centro Integrado de Atendimento à Micro e Pequena Empresa (Ciampe). O parcelamento pode ser feito em até 175 vezes, ou seja, a dívida poderá ser paga em até 15 anos.

Os interessados podem renegociar as dívidas do Simples Nacional ou do Simei até o dia 9 de julho.  A ação vale somente para quem tem débitos apurados até novembro do ano passado. 

Para iniciar a negociação é necessário pagar 5% do valor da dívida consolidada como entrada, sem reduções. Essa entrada pode ser paga em até cinco parcelas mensais e sucessivas. O valor restante (95% da dívida consolidada), pode ser regularizado em:

? Parcela única: com redução de 90% dos juros de mora, 70% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

? Em até 145 parcelas: com redução de 80% dos juros de mora, 50% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios;

? Em até 175 parcelas: com redução de 50% dos juros de mora, 25% das multas de mora, de ofício ou isoladas e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios.

O diretor do Ciampe, Sebastião Sabino, lembra que a escolha da modalidade ocorre no momento da adesão. ?O valor mínimo da parcela é de R$ 300 para débitos de Simples Nacional e de R$ 50 para débitos do Simei?. 

Sabino explica que os interessados podem fazer a negociação ou tirar suas dúvidas no site da Receita Federal (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional) ou no Ciampe, que está à disposição dos empreendedores para auxiliá-los.  

Saiba mais: 

Endereço: Ciampe (Pró-Cidadão: Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe)
Horário de atendimento: 8 às 17 horas
Mais informações: (27) 3252-7414