Agentes de Combate a Endemias visitam Jardim Limoeiro

Mais de mil imóveis foram vistoriados, incluindo condomínios

Agentes de Combate a Endemias visitam Jardim Limoeiro


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Neste final de semana os moradores do bairro Jardim Limoeiro receberam a visita dos Agentes de Combate a Endemias para vistoria nas residências. Foram realizadas visitas domiciliares com o objetivo de combater focos do mosquito da dengue. Mais de mil imóveis foram vistoriados, incluindo condomínios.

Utilizarando camisa e boné com o mote da campanha de combate à dengue, eles realizaram ações para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, cobertura e telagem de caixas dágua e de depósitos alternativos de água, e ainda deram orientações de alerta sobre sinais e sintomas de doenças que podem ser transmitidas pela águas de enchentes.

Também faz parte do trabalho, o bloqueio de transmissão dos casos de dengue. O bloqueio se dá por uma visita dos agentes da vigilância epidemiológica em saúde às pessoas que tiveram a doença e por outras ações, como pulverização a pé no raio de 150 metros da residência da pessoa com incidência de dengue.

De acordo com o secretário de Saúde da Serra, Carlos Reblin, mais de 90% dos focos são encontrados em residências, o que torna importantes medidas simples, como checar toda  semana a presença de locais e objetos com água parada. “A participação da população é fundamental”, afirma.

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, as formas de combate ao mosquito são simples. Portanto, você também deve a sua parte: não deixe água acumulada; não deixe garrafas cheixas de água; não jogue lixo em local inadequado; não deixe caixa d'água sem tampa e nem depósitos altenativos; troque a água dos vasos de plantas aquáticas ou coloque areia no fundo do prato; mantenha o lixo em sacos plásticos e bem fechado.

O setor de Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser, pode fazer - sem se identificar - denúncias de focos de mosquito da dengue ou ainda pedir ajuda para que os agentes de Combate a Endemias visitem o local, ligando para o telefone 3228-5394.