Museu itinerante da Língua Portuguesa no Parque da Cidade neste final de semana

Você sabe de onde vieram expressões do Português que utilizamos no dia a dia, como ?bicho de sete cabeças?, ?as paredes têm ouvidos? e tantas outras?

Museu itinerante da Língua Portuguesa no Parque da Cidade neste final de semana

Texto: Gabriela Conti - Foto: Sebastião Vidal/EDP

Você sabe de onde vieram expressões do Português que utilizamos no dia a dia, como “bicho de sete cabeças”, “as paredes têm ouvidos” e tantas outras?

Neste final de semana, quem passar pelo Parque da Cidade, em Laranjeiras, vai poder aprender sobre essas e outras curiosidades sobre o nosso idioma.

É que a partir desta sexta-feira (24) até domingo (26) o Parque da Cidade recebe a exposição interativa sobre rodas “A Energia da Língua Portuguesa”, que já passou por várias cidades brasileiras e conta com diversas atividades relacionadas à nossa língua materna. A entrada é gratuita.

A exposição estará aberta ao público das 10 às 19h. E no sábado (25), haverá show musical com o rapper lusófono Vinicius Terra. O artista é considerado uma figura singular da cultura Hip-Hop por unir em seu discurso literatura, raízes brasileiras e a construção dos laços entre os países falantes da Língua Portuguesa.

Com 300 metros quadrados, a exposição funciona dentro da estrutura de um caminhão e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma.

Na estação ´Gerador de Sotaques’, por exemplo, o visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque de Português de Portugal ou de outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

Os participantes também podem doar livros que serão entregues a instituições.

A exposição é patrocinada pela EDP e tem apoio da Prefeitura Municipal da Serra.

Por dentro da exposição

O espaço interno da exposição itinerante conta com várias atividades lúdicas e interativas com a língua portuguesa:

• ‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá’: Os visitantes podem conhecer as dez nações que falam a língua portuguesa e a cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países podem ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, há o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas.
  • ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.
  • ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: O painel interativo mostra o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo, e tantas outras.
  • ‘Letra por Letra’: O visitante tem que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.
  • ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso a informações dos autores, data, estilo etc.
  • ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Um painel instalado dentro do caminhão traz fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.
  • Área externa: cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras.

Serviço:

Exposição Itinerante sobre rodas “Energia da Língua Portuguesa”

Local: Parque da Cidade, Laranjeiras

Período: 24 a 26 de agosto