Mutirão para ajudar superendividados na Serra

Texto: por Samantha Dias

O número de pessoas endividadas no Brasil bateu recorde. Em maio, eram 61,4 milhões de pessoas em situação de inadimplência, o maior índice desde o início da série de estudos realizada pela Serasa Experian, em 2016. De acordo com a pesquisa, as dívidas de cada pessoa somam, em média, R$ 4.458, e incluem principalmente bancos, cartões de crédito, telefonia, serviços e financeira.

Para ajudar quem quer sair dessa situação, o Procon da Serra vai realizar, a partir da próxima segunda-feira, dia 2, um mutirão de negociação de dívidas para atender 3 mil consumidores. Moradores da Serra vão poder negociar seus débitos com dez empresas participantes: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Cesan, Crefisa, Dacasa, EDP Escelsa, Claro/Net, Vivo, Agora Cred e SKY. Cada empresa terá um número de senhas disponíveis, de acordo com sua capacidade de atendimento.

Mas, atenção: neste ano, o agendamento para participar do mutirão é eletrônico e o prazo para marcação já começou. Quem quiser garantir um horário, deve ficar atento.

Para agendar, basta acessar o site procon.serra.es.gov.br ou o banner do mutirão no site da Prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br). Com toda comodidade, rapidez e segurança, o consumidor que quiser participar do mutirão deve acessar o site e escolher por qual empresa participante quer ser atendido, escolher o dia e horário do atendimento. Não será preciso confirmar o agendamento pessoalmente, tudo será feito de forma eletrônica.

?A prefeitura da Serra está inovando e modernizando a forma de agendamento para o mutirão. Tudo será feito de forma a trazer mais comodidade aos nossos consumidores, que aguardam oportunidades como essas para regularizarem sua situação e voltarem ao mercado consumidor?, afirmou a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos.

No dia marcado, basta comparecer à Faculdade Doctum, onde será realizado o mutirão, com o comprovante de agendamento ? que será gerado pelo sistema - e os documentos pessoais. Serão negociadas apenas dívidas vencidas há mais de sessenta dias.

Os horários de atendimento podem sofrer alteração em decorrência dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Como fazer o agendamento?

Para realizar o agendamento, será preciso informar obrigatoriamente o número do CPF, e, opcionalmente, e-mail e telefone. Cada consumidor só poderá agendar um horário para cada uma das empresas participantes.

No dia do atendimento, deverá apresentar o CPF usado para o agendamento, além de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone do último mês). Só podem participar moradores da Serra.

O consumidor que não puder comparecer poderá enviar um representante com procuração com firma reconhecida.

4º Mutirão de Negociação de Dívidas do Procon da Serra

Data: de 2 a 6 de julho (segunda a sexta-feira)

Horários: Dia 2/7 ? das 14 às 17 horas. Os bancos, das 14 às 16 horas.

Demais dias ? das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Os bancos vão atender das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Local: Faculdade Doctum, localizada na Rua I D, 80, bairro Civit II (próximo ao Terminal de Laranjeiras)