Nova lei vai abrir mais de 22 mil vagas de emprego em três anos na Serra

Oportunidades serão criadas com a atração e ampliação de empresas
Nova lei vai abrir mais de 22 mil vagas de emprego em três anos na Serra
TEXTO: Jéssica Romanha   FOTO: Divulgação

A Prefeitura da Serra, além de alcançar o título de cidade mais transparente do Brasil, também é a campeã na abertura de empregos no Estado. E para manter esse posto, a gestão tem investido na atração e ampliação de empresas, para geração de emprego e renda para a população.

Para os próximos três anos a expectativa é de muita oportunidade para quem deseja conseguir ou trocar de emprego na cidade. Com a Lei de Incentivos Fiscais, sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos, mais de 22 mil vagas de empregos estão previstas para serem abertas com a chegada de novas empresas, sendo 6.150 só neste ano. As chances são para diversas áreas.

De acordo com a Lei 4.965, serão garantidos às empresas que se instalarem ou ampliarem as atividades no município diversos benefícios fiscais, entre eles: 50% de redução no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a Eles Relativos (ITBI);redução de 70% no IPTU, podendo chegar a 100%; até 50% de redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); 50% de redução no valor da Taxa de Fiscalização Anual para Funcionamento; Isenção da Taxa de Habite-se, entre outros benefícios.

O benefício será concedido pelo prazo de cinco anos àqueles empreendedores dos setores industrial, comercial e de serviços ou misto, que, entre outras coisas, preenchem os postos de trabalho com moradores da Serra, em quantidade igual ou superior a 70% do total de empregados contratados; e contrate por meio do Sine municipal.

Tabela:
Os incentivos

- 50% de redução no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a Eles Relativos (ITBI)
- Redução de 70% no IPTU, podendo chegar a 100%
- Até 50% de redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN)
- 50% de redução no valor da Taxa de Fiscalização Anual para Funcionamento,
- Isenção da Taxa de Habite-se, entre outros benefícios

Mais qualidade de vida para a população

Para o prefeito da Serra Audifax Barcelos a atração de investimentos produtivos geram emprego, renda e elevam a competitividade do município. “Enquanto poder público, defendemos os incentivos na busca de melhorar a qualidade de vida para a população e o desenvolvimento do município. Através deles acreditamos que vamos elevar a competitividade sistêmica do parque produtivo municipal e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Serra”, destacou.

O prefeito lembrou, ainda, que é preciso manter o ritmo de crescimento da cidade e oferecer, cada vez mais, oportunidade para a população. “Estamos em busca de melhor qualidade de vida para as pessoas, oferecendo mais oportunidades de trabalho”.

Audifax destacou também que a Serra é um município com bons atrativos para os empresários, seja por seu tamanho, por sua localização ou pelas medidas de desburocratização adotadas. “Esses incentivos fiscais são um estímulo a mais, mas, principalmente, um olhar atencioso e preocupado da gestão municipal com o trabalhador”, complementou Audifax Barcelos.

Mais de 600 milhões de investimentos

Mais de R$ 600 milhões serão investidos no município da Serra este ano. A perspectiva reúne investimentos do setor público e privado, que vão movimentar a economia e criar novas oportunidades para a população.

No orçamento municipal, há reserva de R$ 400 milhões para investimento em obras. Já do setor privado a expectativa é de que R$ 200 milhões sejam injetados na cidade, através da atração de 22 novos empreendimentos, com a nova lei de incentivos fiscais sancionada pelo prefeito.

São 22 empreendimentos, entre atacarejo, indústria cerâmica, supermercados, shopping, indústria de inovação e transportadoras que vão investir na cidade. A expectativa é de que mais de 6 mil empregos sejam abertos com a chegada desses empreendimentos neste ano.

Além das oportunidades por meio do setor privado, a Prefeitura da Serra também busca oferecer oportunidades de emprego à população com uma série de investimentos públicos.  "Vamos investir em novas e importantes obras para o município, além de garantir a continuidade de muitas outras. Entre os projetos estão a continuidade das obras do Hospital Materno Infantil e da Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia; drenagem e pavimentação em diversos bairros; rotatória de Maringá, Arena Riviera, plano de saneamento básico, rotatória do Dório Silva, plano de mobilidade urbana, entre outros", disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.