Novembro Azul: Serra iluminada alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Serra iluminada alerta sobre prevenção ao câncer de próstata

Texto: Eduardo Candeias

O município da Serra aderiu à campanha Novembro Azul. Lugares de destaque na cidade estarão iluminados durante este mês, para chamar a atenção da população sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Ao todo, serão iluminados de azul o prédio administrativo da prefeitura e a antiga sede do Executivo; a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Serra-Sede, e a capela de São João Batista, em Carapina Grande. A ação é realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese).

Para o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, os monumentos escolhidos representam a Serra pelas suas história e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação. "A campanha terá o merecido destaque numa cidade bem iluminada e que estará ainda mais bela na cor azul este mês", destacou.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.