Obra deixa Rio Jacaraípe mais profundo e vai evitar enchentes

Cerca de R$ 15 milhões de investimento e satisfação dos moradores

Obra deixa Rio Jacaraípe mais profundo e vai evitar enchentes

Texto: Rafael Ferraz / Eduardo Candeias - Foto: Divulgação-PMS

Dormir sem se preocupar com possíveis alagamentos já é realidade para mais de 50 mil moradores da região de Jacaraípe. A Prefeitura da Serra investiu cerca de R$ 15 milhões em uma grande obra de dragagem pelos 3,5 quilômetros do Rio Jacaraípe.

Agora, o canal possui 1,70 metro de profundidade, 300% mais fundo que em 2013. Além disso, a largura do rio passou de cinco para 30 metros. O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, afirma que mesmo em um momento de crise econômica, a obra era de grande importância para que o local não alagasse mais.

O gestor explica que neste ano os moradores e turistas já sentem os efeitos da intervenção. “A região ficou totalmente alagada há seis anos, bem diferente do que podemos acompanhar agora. São famílias que trabalham o ano todo e prezam pelos seus bens. São para eles que trabalhamos diariamente”, completou.

Para que a dragagem pudesse ser concluída, a equipe de obras teve que retirar o equivalente a cerca de 18 mil caminhões de entulhos e lamas. Audifax disse que os servidores encontraram vários materiais que não pertencem à natureza, desde geladeiras a plásticos em geral. “Não foi fácil. Foi uma obra complexa que demorou cerca de quatro anos para ser finalizada”, disse.

Nova passarela

A nova passarela foi feita em estrutura de aço. Ao todo, são cerca de 38 metros de comprimento e 2,5 de largura. Foram investidos cerca de R$ 450 mil na obra.

Dragagem

ANTESDEPOIS
Profundidade40 centímetros1,70 metros
Largura5 metros35 metros
Enrocamento* Não tinha2,5 quilômetros

*Espécie de muro de pedra às margens do rio para proteção.