Oficina de sabão ecológico em Castro Alves e Solar de Anchieta

Oficina de sabão ecológico em Castro Alves e Solar de Anchieta


Texto: Gabriela Conti

O projeto De Olho no Óleo chega aos bairros Castro Alves e Solar de Anchieta esta semana para ensinar aos moradores como transformar óleo de cozinha em sabão ecológico.

A oficina no bairro Castro Alves será nesta terça-feira (21), a partir das 19h, no centro comunitário.

Já em Solar de Anchieta será no bar do Betinho, na Rua Santa Catarina, nesta quinta-feira (23), a partir das 19h. Para participar basta se inscrever na associação de moradores de cada um dos bairros.

“Nas oficinas, os moradores aprendem a reutilizar o resíduo do óleo de cozinha coletado no próprio bairro. Além de evitar que esses resíduos de óleo sejam despejados no ambiente e nas redes de esgoto, a produção de sabão ecológico gera economia financeira aos moradores participantes”, afirma a diretora de Educação Ambiental da Serra, Francine Moro.

De olho no óleo

O projeto De Olho no Óleo tem como objetivo organizar e implantar um sistema comunitário de coleta e destinação adequadas ao resíduo de óleo vegetal domiciliar no município da Serra, em locais indicados pelas associações de moradores e os supermercados, sensibilizando a população a respeito dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado desse resíduo doméstico.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão entrega dos coletores – dois coletores de óleo tipo “bombona”, que tem capacidade de armazenamento de 50 litros cada, para cada associação; além de palestras educativas nas escolas municipais de ensino fundamental e nas associações de moradores dos bairros que participam do projeto. Também fazem parte das ações a distribuição de material educativo; a entrega de adesivo da campanha e as oficinas de sabão ecológico.

 

Serviço: Oficinas do projeto “De Olho no Óleo”

Bairro: Castro Alves

Local: Centro Comunitário

Data:  Terça-feira, 21/08

Horário: 19h

 

Bairro: Solar de Anchieta

Local: Bar do Betinho - Rua Santa Catarina

Data: Quinta-feira, 23/08

Horário: 19h